terça-feira, 12 de julho de 2011

CORRIDA: comece escolhendo um bom tênis

Se você pensa que uma boa corrida é aquela que inicia-se quando passamos pelo Pórtico de Largada, você esta enganado.Uma boa corrida começa quando ouvimos o nosso médico dizer: "Ok, você está clinicamente apto à correr, agora é só comprar o tênis e treinar, boa sorte" 

Para a compra certa do seu tênis, o Dr.Alexandre Póvoa Barbosa – Ortopedista e Médico do Esporte, da Clínica Orthobone, nos brinda com uma explicação detalhada. Vale a pena conferir: 


"Praticada por milhares de pessoas, a corrida é uma atividade física de alto impacto, em média, corredores de meia e longa distância experimentam o impacto com o solo de 2,5 a 3 vezes o seu peso corporal em cada passada. E não para por aí, as forças de impacto aumentam com a velocidade e com as condições de fadiga muscular e são substancialmente reduzidas quando há um alinhamento articular adequado e um bom treinamento muscular.

Os tênis de corrida reduzem os picos de força e a intensidade das ondas de choque, para aproximadamente 33% e 39 % respectivamente quando comparadas às medidas registradas ao caminhar com os pés descalços. Os calçados com meia sola mais elástica oferecem melhor amortecimento, proporcionando adequada atenuação das forças de impacto. Alguns materiais utilizados para o amortecimento nos tênis de corridas de maior valor de mercado têm sido descritos como melhores atenuadores das forças de impacto, quando comparados aos tênis de menor valor de mercado. Por outro lado, alguns estudos da literatura não comprovam totalmente esta afirmação.

Por isso o primeiro passo antes de colocar um calçado é saber qual o seu tipo de pé (cavo, normal ou plano) e de pisada (neutra, pronada ou supinada). “O objetivo maior do tênis é oferecer conforto, atenuação do impacto e corrigir algum desequilíbrio na pisada e nas características da marcha-corrida”, explica o ortopedista especialista em medicina esportiva Alexandre Póvoa Barbosa, da Clínica Orthobone. No entanto, poucas pessoas recebem orientação adequada na hora de comprar um tênis. 

“Escolher o calçado adequado torna a corrida mais prazerosa - já que proporciona mais conforto aumentando a motivação do corredor. Auxilia na prevenção de lesões e melhora a performance. A transição de  um tênis neutro para um corretivo pode necessitar de um período de adaptação nos treinamentos. Se a escolha for adequada após um período inicial estranhando os próprios pés, o atleta retoma a evolução e melhora progressivamente o desempenho, diz Alexandre.

Calçados de corrida mais leves geralmente agregam menos tecnologia e são indicados para atletas que priorizam velocidade.  “As funções básicas de um tênis são: amortecimento, absorção, leveza, fácil transpiração e proteção dos terrenos irregulares conferindo estabilidade mesmo em terrenos irregulares. O não cumprimento dessas funções pode aumentar o risco de diversas lesões traumáticas e secundárias a sobrecarga articular”, explica Alexandre.



Mas lembre-se de que não é só o uso de um tênis inadequado que expõe o atleta a riscos. Terrenos irregulares, esforço em excesso e falta de alongamento também podem deixá-lo susceptível a lesões e fraturas. Para preveni-las, a recomendação é que 10% do treino sejam dedicados ao aquecimento, 70% ao treinamento; 10% ao desaquecimento e outros 10% ao alongamento. O atleta deve desaquecer antes de alongar porque a musculatura fica contraída. 

O conforto e a proteção dos pés têm se tornado aspectos importantes no desenho dos tênis de corrida, procurando atenuar os efeitos da fadiga, melhorar o rendimento esportivo e minimizar o desenvolvimento de lesões. 

2 comentários:

  1. Com certeza a escolha do tênis baseada no tipo de pisada é importante para a boa prática do esporte.

    Te fará ir mais longe sempre e longe de lesões.

    Tem que ter cuidado também com o terreno em que se corre, ele pode ser vilão nessas horas também.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. antes eu escolhia pelo preço, mas hoje em dia, lendo blogs, sites e revistas aprendi a escolher pela minha pisada..um abraço e bons treinos..


    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir