domingo, 6 de novembro de 2011

A Polêmica São Silvestre!


A primeira “Corrida Internacional de São Silvestre” ocorreu no Brasil em 1924. Ela foi idealizada e organizada pelo jornalista Casper Libero, que em visita à França, ficou maravilhado ao ver atletas em uma corrida noturna, carregando tochas acesas. As primeiras edições ocorriam sempre à noite. 

O percurso era de apenas 8,8km, os corredores não podiam beber água durante o percurso, e as mulheres só passaram a participar da “São Silvestre” no ano de 1975, pois naquele ano a “Organização das Nações Unidas – ONU” instituiu o ano como “Ano Internacional da Mulher”.

Em 1.991 para que a prova tivesse reconhecimento internacional, precisou passar por adaptações, como extensão do percurso para os atuais 15 km, e não seria mais disputada no período noturno, passando a partir daí a integrar o calendário internacional de provas de rua.

Agora o que Casper Líbero e nós não imaginávamos, era a tamanha confusão que iria dar, mudanças como as ocorridas neste ano. O tão tradicional percurso foi mudado, e tudo por causa da festa de Réveillon da Band. 

A chegada na Avenida paulista este ano foi transferida para o obelisco no Parque do Ibirapuera. E agora nova mudança, a descida da Consolação também foi tirada do novo percurso. 

Faltando poucos dias para uma prova tão fascinante, reconhecida internacionalmente, instala-se esta confusão. Mudanças não podem ocorrer nas vésperas da prova.
Uma das estratégias do corredor, é a visualização do percurso, várias vezes e vários dias antes da prova.  Neste caso vamos visualizar várias opções, a última está aí, quentinha, saiu dia 4 de novembro. 


Um comentário:

  1. Bem ja adorei vc pq é corinthiana !!!! Bem o percurso mudou e eu não gostei, mas tambem fiquei curioso de correr o novo !!! SS é tradição e é bom ter esta medalha corra pela festa , pelo timão campeão e por mais um ano bem vivido ...
    Boa sorte ao casal alias trio ....
    correndo que entendo ou feliz correndo no fundo o ideal é o mesmo !! mas que tenho muitas soluções da minha vida quando corro como tenho !!

    ResponderExcluir