sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Tá Chegando a Hora!


E não se fala em outra coisa, a não ser a São Silvestre, e principalmente a mudança de percurso. O que antes era o mais temido, a famigerada subida da Brigadeiro, parece que hoje tornou-se um refresco. Pelo menos é o que tenho percebido e estou começando a ficar apavorada, com as descidas implantadas no percurso. 
Mas vamos lá enfrentar de frente o problema. Para ajudar aos menos profissionais como eu, vou reproduzir um trecho da "Runner's World Brasil" com dicas para a corrida em declive, e também um vídeo de todo o percurso da prova. 

Morro abaixo
"Após subir, você terá que descer em algum momento. Embora todo santo ajude, não confie apenas neles para se soltar ladeira abaixo e sim nos seus quadríceps, os músculos da perna responsáveis por absorver boa parte do impacto, que é muito maior nesse momento. Por isso mesmo, um ritmo intenso, além de maior risco de lesão, pode levar a uma fadiga localizada que será sentida depois, no plano. Portanto, descer travado ou soltar vai depender do condicionamento de cada um. “Atletas profissionais descem soltos, em ritmo forte, para obter performance. Estão preparados para isso. Para os amadores, o melhor é que controlem a descida”, afirma Mário Mello.
“Quanto maior o declive, maior o impacto e, consequentemente, maior a atividade muscular para controlar esse impacto. Isso é feito por contração do quadríceps e produz maior quantidade de microlesões, antecipando a fadiga desse músculo”, afirma o especialista em biomecânica Roberto Bianco. Por isso, ele recomenda que o treinamento seja feito com velocidade controlada.
Cuidar da postura também é importante para se proteger mais. Além de manter o tronco levemente inclinado para trás, para deslocar o centro de gravidade, seus pés devem entrar em contato com o chão logo abaixo do seu corpo, não à frente. “Assim, o impacto será mínimo”, afirma Jim Schlentz, treinador da atleta olímpica americana Kate Fonshell. Um movimento menor dos braços também ajudará a encurtar a passada."




E mais uma vez desejo aos meus amigos e familiares um excelente 2012, cheio de saúde, paz, amor e harmonia. No dia 01 de Janeiro de 2012, espero poder contar aqui as aventuras da minha primeira São Silvestre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário