quinta-feira, 28 de abril de 2011

Correr na Chuva, Positivo ou Negativo?

Sábado tem corrida, são 8 km no autódromo da Formula Indy. Aí olhando este tempinho, hoje quinta-feira, amanhã dia de pegar o kit (que, aliás, já esta sendo entregue a partir de hoje, na loja Centauro do Shopping Eldorado, após as 16 horas). Mas voltando ao tempo chuvoso, me vem uma dúvida: Correr na chuva é bom ou não? Com a pouca experiência que tenho em corridas fui pesquisar, e fiquei muito surpresa, pois descobri que devemos ter vários cuidados e preparos diferentes de uma corrida com tempo seco ou sol.

- Devemos usar tênis apropriado, impermeável e com solado bom para não derrapar;

- Usar meias apropriadas para evitar o aparecimento de bolhas:

- Evitar pisar em poças de água, é até que divertido, mas a poça pode ser profunda e você ganhará uma entorse no tornozelo que não será nada engraçado.;
- Usar um boné, para manter a cabeça seca:
- Se possível usar roupas adequadas, as com a etiqueta “Gore-Tex” que são impermeáveis, não retém água, como as roupas de algodão por exemplo.

- Proteger seus eletrônicos, como celular, MP3 etc...

- E o principal de tudo é a alimentação, sem uma boa alimentação o corredor além de medalha ganhará uma bela de uma gripe ou resfriado.

Eu ainda não participei de prova com chuva. Já passei por frio, muito frio, agora chuva será a primeira vez. E vou tentar seguir as dicas que consegui e mais as que os amigos vão enviar, tenho certeza.
Agora para quem também for correr no sábado á noite, a metereologia diz que será uma noite 
nublada sem chuva, aguardemos.
Assim também é Exagero!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bia Figueiredo é das nossas


Ana Beatriz Figueiredo, ou para nós brasileiros apenas e carinhosamente: Bia Figueiredo. Esta é a mulher que se pode dizer perfeita, aquela que todo homem gostaria de ter ao seu lado, e aquela que qualquer mulher gostaria de ser igualzinha.

Com apenas 25 anos a Paulistana Bia Figueiredo,  é a Única brasileira em uma categoria top do automobilismo internacional, e única brasileira a correr nas 500 Milhas de Indianápolis, Bia Figueiredo é a única mulher a vencer na Fórmula Renault, três vezes, em 2005; a primeira mulher a vencer na Indy Lights, duas vezes, em 2008 e 2009; e a única mulher a competir e vencer no Desafio das Estrelas, torneio de kart organizado por Felipe Massa, em 2010. Depois de disputar quatro corridas da Indy no ano passado, nesta temporada ela disputa o campeonato da categoria, na condição de estreante.

Quer mais? Então lá vai. Por influência de seu pai que é corredor, Bia começou a dar os primeiros trotes com 14 anos. Atualmente faz da corrida de rua seu principal treino físico, e diz que gosta mais das passadas na rua do que das séries de musculação. A sua primeira corrida de rua foi em 2006, estreou logo nos 10 Kms e em 2010 completou sua primeira meia  maratona no Rio de Janeiro.
Bia e sua medalha na Meia Maratona do Rio de Janeiro
Nesta terça-feira Bia visitou 2 importantes projetos de solidariedade da capital paulista e do Brasil: a GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), que promove a 11ª Corrida e Caminhada no dia 8 de Maio. Este evento, que comemora 11 anos, tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e a necessidade do tratamento adequado para crianças e adolescentes com câncer, além de arrecadar recursos para a instituição. Bia visitou também  a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), na condição de embaixadora da Racing for Kids, instituição norte-americana apoiada pela Indy.

Como corredora Bia falou à wrun em entrevista que :”Quero correr uma Maratona um dia como experiência de vida. O que mais me atrai na corrida é o desafio mental, que se assemelha com a minha profissão. Se pensar em desistir, tudo fica difícil. Mas, se imaginar que é possível, consigo chegar ao fim da prova”.  
Fala verdade se não é uma grande mulher. 

Ah! E além de tudo para completar a sua perfeição, adora futebol e é torcedora fanática do Corinthians. Agora já sei para quem torcer neste domingo na Indy.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Musica durante a corrida: Vilã ou Ajuda?

Passado os feriados, vamos retomar nossos treinos. Embora treinei na quinta-feira e domingo. Na quinta-feira o parque do Piqueri estava cheio, lindo todo ensolarado, mas neste domingo, já estava chuvoso e um pouco frio, embora também lotado de gente bonita.

A corrida mais badalada da semana é a da Fórmula Indy. A prova terá um percurso de 8Km em uma pista, onde os carros da Indy disputam a 4ª prova do ano. As inscrições foram prorrogadas até dia 26 de Abril, ainda dá tempo, corre lá e inscreva-se.

Mas vamos voltar a um assunto que dá o que falar, gera muita polêmica: a musica durante a corrida.
Eu particularmente já falei que só consigo correr ouvindo música, porém estou diminuindo o som do MP3 e assim estou curtindo mais o clima da prova. Outra coisa que mudei foram à ordem das músicas, eu largava geralmente com uma música muito rápida, e acabava largando no mesmo ritmo, e Dalí há 2 minutos já estava ofegante. Agora saio com musicas mais lentas e dependendo da distância vou acelerando até chegar ao final com musicas mais rápidas.
Pelo que tenho pesquisado, não existe o certo ou errado, em ouvir musica durante a corrida, depende de cada atleta. E para satisfazer os que gostam e os que não gostam, tem este vídeo do Professor Claudio Bolanho, com profissionais e atletas dando sua opinião. Assista é bem interessante. 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA AOS MEUS AMIGOS

Meus novos companheiros de corrida, se me permitem chama-los assim, pois sou nova no pedaço. Mas, mais do que "novos companheiros", ganhei novos amigos e quero desejar à vocês e toda família uma ótima Páscoa.
E vamos combinar assim:  para cada pedaço de chocolate além do que deveríamos comer, vamos acrescentar 1 Km nos treinos da próxima semana, combinado?



Recados Para Orkut



terça-feira, 19 de abril de 2011

A Solidariedade na Corrida.

Em tempos tão difíceis, sempre estamos falando em ajudar ao próximo. Porém existe uma hipocrisia quando esta ajuda nos prejudica.
 Na última corrida, um pouco a minha frente, pela primeira vez presenciei um corredor caindo. Quando percebi que ele tropeçou, estiquei meus braços para tentar segura-lo, porém estava longe. O rapaz foi ajudado por um corredor que estava bem atrás dele. 
Então fico pensando, eu até que tentei, porém como já falei estava longe e não consegui ajudar. Mas eu, o corredor que o ajudou e muitos outros, estamos participando na prova,   por amarmos corridas. E se fosse você, que treinou duro, e esta lá para ganhar,  para baixar seu tempo, Iria ajuda-lo? 
Em todas as provas, tem o pessoal do apoio, os médicos, exatamente para essas eventualidades. Mas e se na hora não tem ninguém, ou não dá tempo de chamar alguém, o que fazer? 
A resposta é fácil: devemos ajudar ao próximo;
A resposta é difícil: devemos ajudar ao próximo, desde que não nos prejudique.
Será assim?
VAMOS FAZER IGUAL?

Pessoal, entrou no ar esta semana um site/blog que não fala de  corridas, porém tem um espaço, para que nós denunciemos as injustiças ocorridas neste mundo, seja com a gente, com o vizinho, com o cachorro, ou seja, a injustiça praticada com qualquer ser vivo. "Um ótimo canal para que possamos fazer uma sociedade melhor. Acesse o Portal e denuncie. Com certeza alguém irá ler e ajudar", como o próprio criador diz.. "www.injustiça.org

domingo, 17 de abril de 2011

"Mizuno 10 miles séries”

17 de Abril de 2011 lá vamos nós para mais uma prova. Mizuno 10 miles séries” no Jockey Club. Primeiro contratempo, chegar ao local, (a fila na Marginal Pinheiros estava com 1 Km de extensão),  ainda mais hoje que a largada foi às 7hs da manhã. O jeito é deixar o carro para trás e já ir aquecendo.
















A largada teve um atraso de mais ou menos uns 5 a 10 minutos, pois era muita gente, mais muita gente mesmo ainda chegando. Achei até legal a direção da prova atrasar estes poucos minutos em favor dos corredores atrasados por conta do trânsito. Mas se for ver por outro lado, eu acordei ás 5 horas da manhã, moro na zona leste de São Paulo, cheguei com 10 minutos de antecedência. E tenho certeza que muita gente que mora mais longe ainda, ou em outras cidades, chegou no horário.  Então temos que ter consciência e não nos atrasarmos em consideração a todos os competidores.



2.42seg depois da largada, e ainda tinha muita gente na largada

Olha eu aí gente!


 A largada é sempre emocionante, mas hoje foi para mim particularmente muito engraçada. Ao passar pelo pórtico da largada, comecei a correr e curtir minha música. Quando percebi que já tinha corrido 8 minutos, comecei a pensar: - Cadê a “#6&*;>” da marcação de 1 km? Aí comecei resmungar comigo mesma: esqueceram só pode, que coisa mais chata, como uma coisa dessas pode acontecer? E eis que surge a danada da placa de? 1MILHA. Aí comecei a me xingar, tipo sua anta, a corrida é em milhas não em Kms. E parti para as minhas 5 milhas.

Esta é a primeira colocada nas 10 milhas femininas. Show de bola essas meninas.

Desta vez não temos fotos da chegada. Porque o Kolô, meu querido mascote não pode entrar no Jockey. Para quem não sabe o motivo de cachorro não poder entrar, eu explico: No Jockey, todos sabem é um local onde ficam cavalos valiosíssimos. A manutenção mensal para cada cavalo é de    R$ 1.200,00 (fora remédios). Portanto a proibição de cães é devida ao cuidado que se deve ter, para não passar certas doenças, pulgas e carrapatos aos cavalos, e eu apoio e concordo, cada um no seu lugar. Os gatos que tem lá dentro são necessários, pois eles afugentam os ratos.

Mas atenção, não deixei meu mascote sem a fruta preferida dele: a banana!




















Esta foto, eu só coloquei para mostrar o quanto é importante um cabeleireiro sempre perto da gente.



Meus fiéis seguidores



E por fim, tenho que dividir a medalha com o meu fofo. (O nome dele é Kolô, que de trás para frente, quer dizer Loko e também uma homenagem ao lagarto da Banda Thihuana.
Parabéns a todos: VENCEMOS MAIS UMA



sábado, 16 de abril de 2011

Retirada de Kit para "Mizuno 10 MILES SÉRIES"


Fala sério, acabei de retirar meu kit para a corrida da “Mizuno 10 miles series”, e com a temperatura batendo a casa dos 31º nesta tarde, dei graças a Deus, pela largada ser às 7 horas da manhã. A previsão para amanhã durante a corrida é de uma temperatura por volta dos 21º a 23º. Como devemos acordar cedo, teremos o prazer de sermos recepcionados com o nascer do sol, que será as 6.23min.

Hoje com este clima de verão, o Jockey Club, local para retirada dos kits, estava cheio de gente bonita;
 

O Pessoal aproveitou para fazer o teste da pisada. Muito importante para aquele corredor que como eu, ainda não tenho muita intimidade com o esporte. Eu achava que minha pisada era de um tipo, baseada no lado que meus sapatos gastavam mais a sola, há muito tempo atrás. Fiz o teste na corrida de domingo passado, e me surpreendi, minha pisada é neutra.

Não precisa nem falar né? Com 31º, só muita água.


A Mizuno está distribuindo mudas de Ipê Amarelo. Que sem dúvida é uma árvore lindíssima. Ela alcança até 10 metros de altura, floresce no final do inverno até o início da primavera, necessita de local ensolarado.




Quem já não se pegou, admirando ou fotografando esta linda árvore. 
Agora kit na mão, é só descansar para não fazer feio amanhã. Para quem vai correr, uma excelente corrida. Agora para os que não vão correr, mas vão aproveitar a virada cultural, a notícia é boa, o tempo será aberto durante a noite.

















E para quem for participar da Meia Maratona mais charmosa do Brasil, não pode deixar de ver o vídeo que nosso amigo maratonista, Jorge Cerqueira postou em seu blog:  








sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Grande Maratona

Nesta grande maratona, fui inscrita pelo casal José e Maria do Carmo, e exatamente aos 15 min. do dia 15 de Abril de 1959 foi dada a largada, com a minha passagem pelo pórtico.

Portanto já percorri 52Km certo? E posso dizer que esta corrida esta maravilhosa, e nela tudo depende exclusivamente de mim, nos pontos ruins cabe a mim melhorar e seguir meu caminho, sem atropelar ninguém. E pontos bons, repartir com os competidores que estão a minha volta.

Nela conheci vários outros corredores, como minhas irmãs queridas, meus amigos e todos os meus familiares.

Ganhei até um “Personal”, o maridão, que está ao meu lado, sempre incentivando, colaborando e me fazendo feliz.  Ganhei as duas medalhas mais importantes de toda esta maratona: A minha filha e meu filho, as jóias, os prêmios mais importante que um ser humano pode ganhar.

Você quer inscrever-se nesta prova? Não precisa, você já esta inscrito nesta Maratona chamada VIDA, onde o organizador é DEUS.
E se você quer saber, ainda não vejo o “pórtico” de chegada, e nem quero ver tão cedo.



E domingo tem corrida? Tem sim senhor! – Dia 17 de Abril tem a 1ª Etapa do Circuito Mizuno 10 Miles Series em São Paulo, que será no Jockey Club.

A retirada do kit e número de peito será realizada no sábado, 16/Abril/2011, 
das 08h00 às 18h00 na arena montada no Jockey Clube de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1775 - Morumbi, entrada pelo portão 04 - Tribuna Especial 1(São Paulo - SP). Para a retirada dos kits, é  obrigatório  a apresentação do Protocolo de Inscrição.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Tá Estressado? Vá Correr!!!!

O ser humano vive em constante pressão. A todo o momento ele é avaliado seja pelo seu chefe, pelo seu par, pelo seu filho e por aí vai. Para que tenhamos um resultado positivo nesta avaliação, vivemos em constante competitividade, temos uma necessidade primordial de estarmos sempre atualizados. Quem já não passou pela seguinte situação: “Alguém chega e comenta se você ficou sabendo, por exemplo, que a “Suécia pediu a extradição do Assange”? Você educadamente responde que sim, ficou sabendo, mas não pode discutir o assunto agora porque tem uma reunião importantíssima e esta atrasado. Corre para o primeiro computador e joga lá o nome do tal Assange no Google. Relaxa, ninguém é obrigado a saber de tudo, porém nos cobramos, achamos que será vergonhoso dizer ao colega: - Não, não fiquei sabendo, quem é este Assange? De repente você será surpreendido com o seu amigo nem sabendo te explicar.
Mas onde eu  quero chegar é que, toda está luta que travamos a cada momento, nos torna vulnerável à ansiedade e ao estresse. E com atividades esportivas, e a corrida em particular, mandamos embora sem “remédios” os hormônios do estresse. Tornamos-nos pessoas menos ansiosas, a nossa autoestima vai lá em cima. A corrida gera um bem estar tão grande, que problemas antes do tamanho de um leão, viram um gatinho, que você enxerga e resolve na proporção que ele é exatamente.
Sem contar que quando você incorpora a corrida, você presta mais atenção na sua alimentação. E, por conseguinte começa a ter a tão falada e na moda “Qualidade de Vida”.
Que tal experimentar? Vai uma corridinha aí?
Antes de começar a correr, dê uma olhadinha neste desenho, é a "Corrida Maluca". Para algumas pessoas (como eu) é para matar as saudades, para outras é para conhecer o Mutley. Dizem aqui em casa que sou igual a ele. Agora só faço algo se ganhar uma: Medalha, medalha, medalha....




domingo, 10 de abril de 2011

Domingo Perfeito Para Uma Prova

Olá pessoal,  falem a verdade, o domingo está lindo não? Para mim em especial está. Hoje corri mais uma prova, a de 5Km, da Meia Maratona Corpore. Além de ter superado mais uma prova, pelo meu cronometro, abaixei meu tempo em mais ou menos 1 minuto e 30 segundos. Vamos esperar o resultado oficial. 
Prova muito gostosa, além do percurso ser um dos melhores, digo em termos de paisagem e de terreno, praticamente plano, o astral dos corredores também estava lá em cima. E fica aqui o meus parabéns a todos os corredores, não importa se correu 5Km ou os 21Km, o importante, é que não estamos parados. 
Seguem as fotos do dia de hoje:

Hoje além de ter a companhia do maridão e do meu cachorro Kolô, ainda tive a companhia da"irmãzona"correndo também. A Eliane Sobral.

A Hora que além das pernas terem que disparar, o coração também dispara.


Olha eu aí na largada.

E agora: Ufa, Ufa e Ufa - na Chegada:

Dando uma de Tiete com Adriano Bastos:
O Espaço para entrega de chip, podium, etc. estava muito bem montado e localizado.

E aí as irmãs "Sobral" , final de prova, vamos aproveitar para tomar um café da manhã no Stand da Netshoes, fazer a foto com as medalhas.
E agora iniciar mais uma semana de treinos, porque final de semana que vem tem mais. Esta semana vou iniciar meus treinos com subida. Pois quando vejo uma subida pela frente, tenho vontade de dar meia volta. Porém enfrento, mas não consigo correr, só andando. Portanto vamos melhorar esta parte, pois corridas não são feitas apenas de terrenos planos.
Mais uma vez parabéns à todos, e um excelente domingo. Beijos!!!!!







sexta-feira, 8 de abril de 2011

Meia Maratona Corpore - Retirada do Kit -

Domingo tem a XII MEIA Maratona, evento organizado pela Corpore e patrocinado pela Netshoes. Hoje fui retirar meu kit, é isso mesmo, fui hoje. Os kits começaram a ser distribuídos nesta sexta-feira. e muito cuidado pessoal, porque amanhã, sábado dia 9 de Abril, a entrega será feita das 8h às 14hs. horário em que os portões da USP fecham. 



Hoje a entrega estava tranquila, porém o número de atletas era bem pequeno. Mas pela  estrutura montada, tudo indica que o sábado será  tranquilo. .

Os Kits estão sendo entregues no Velódromo, dentro da USP, entrada pelo portão 14. 
Local bem sinalizado  















A Corpore coloca em seu site a melhor forma para chegar ao local, vale a pena conferir, mesmo porque no dia da prova, o trânsito ficará caótico. 
Agora uma dica legal para quem não sabe, a Corpore recolhe tênis doados pelos corredores, para doa-los a quem não tem. Portanto se voce tem um tênis, que está encostado aí na sua casa, pode levar no domingo, e entregar nas tendas da Corpore. 
É isso aí, pessoal, agora é só esperar domingo e correr "pro abraço" ou melhor  "pra linha de chegada"

quarta-feira, 6 de abril de 2011

BEBEU AGUA? TÁ COM SEDE? ...

Vamos falar um pouco das corridas no seu quesito organização. Como por exemplo, o que você acha que poderia ser melhorado nas corridas, o que poderia ser oferecido ao corredor como conforto ou até um apoio.
Sou corredora ainda bem amadora, comecei para valer este ano, já havia corrido apenas 3 provas, no ano passado. Mas mesmo com esta pouca experiência, já tenho 2 pontos a dizer.
Primeiro   é mais uma reclamação, e seria quanto aos pontos de hidratação. Existem provas que tem poucos pontos de hidratação. No ano passado participei de uma prova noturna de 5Km que tinha apenas 1 ponto. Para mim é pouco, e não é pelo fato de ser noite, que as pessoas tem menos ou mais sede. Evidente que com o calor a sede é maior, mas independente de clima, entendo que deveria ter mais pontos.
Agora o que aconteceu neste ano, na prova intitulada Corrida pelo Planeta (creio que era esta a denominação), foi um desrespeito total. A prova era patrocinada pela Nestle, (que gentilmente me ligou após as minhas reclamações via email, todos nós devemos reclamar). A prova era de 8Km na Praia da Enseada dia 6 de Fevereiro. Foi um horror, com atrasos e pasmem: um calorão de 30 graus e a água acabou no segundo ponto, ou seja, só tinha água no primeiro km. Simplesmente nem tentei correr, andei apenas 8Km,  já que estava lá.


Agora o outro ponto, não é bem uma reclamação, mas uma sugestão. Provas com um grande numero de inscritos, como a Meia Maratona da Corpore, no próximo domingo, deveriam ter em pontos estratégicos, ônibus para os corredores. Não estou pedindo ônibus de graça, poderia acrescer até o valor na inscrição, para quem quisesse. Mas seria muito produtivo colocar ônibus em pontos como: shoppings, determinadas estações de metro, rodoviária (para o pessoal que vêm de fora) etc. O que pouparia o trabalho enorme que se tem, pois ao chegar ao local ainda tem que estacionar, e sem contar o caos que fica o transito, no entorno da prova. Pois devida a própria prova, muitas ruas são interditadas. Fica a dica.

Também não precisa exagerar né?

E vocês o que acham que deveria mudar, melhorar  ou até mesmo algo que faça falta. Vamos dar sugestões, afinal a Corrida de Rua, é o 2º esporte mais popular do Brasil, e que movimenta R$ 3 bi ao ano, com uma média de 4,5 milhões de praticantes. 

domingo, 3 de abril de 2011

Que dia Mais Feliz

Pessoal: que corrida maravilhosa. Hoje participei da corrida “AUTISMO E REALIDADE”, como Já havia noticiado e também elogiado, a organização na entrega dos Kits. Mas hoje sem dúvida esta corrida teve todos os ingredientes para dar certo e ser bem sucedida. Aliás você deve ter visto pelo nosso Brasil afora monumentos como Cristo Redentor, Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras todo azul durante à noite. É a homenagem a semana de luta pela inclusão do Autista.
Dizem que uma imagem diz tudo, então vou contar tudo para vocês com as lindas imagens que fizemos:
Primeiro quero apresentar meu maridão Jesus e meu grande mascote Kolô. Esses garotos estão sempre presentes em todas as corridas que participo me incentivando. 













Aí começa toda aquela preparação né? vamos colocar o numero, alongar etc, etc

Ele Também alonga tá?
E aí todo o pessoal alongando:
Adicionar legenda














Agora olha a pose de Corredora, nem parece que vai encarar 8 Km pela frente.














Neste ponto ainda estava animada, já que estou acostumada com corridas de 5KM, e aqui já tinha percorrido somente 4 Km, ou seja, metade da prova.














E o grande "finale"Sabem fiquei muito emocionada, pois achei que não iria conseguir, mas cheguei.

















Olha eu aí com meu mascote e minha medalha, medalha, medalha......















E para minha surpresa, quem estava no Podium premiando os primeiros colocados do feminino e masculino? Ele, o pequeno no tamanho, mas grande na simpatia: RUBENS BARRICHELO.

E o encerramento com o pessoal da caminhada, que também estavam muito animados.














Não posso terminar este post sem antes parabenizar e muito, o pessoal "Autismo & Realidade". Que trabalho lindo. MEUS PARABÉNS DE TODO O MEU CORAÇÃO!