domingo, 31 de julho de 2011

Mais uma Corrida; mais uma Vitória!

Mais uma corrida, mais uma vitória. Sim para mim cada corrida é uma vitória, uma superação. E vamos que vamos. A Corrida Noturna da Caixa foi um corrida como tantas outras, onde fatos corriqueiros aconteceram, mas percebi que ainda me surpreendem. Como aquelas piadinhas do cara que grita logo após a largada: "TÁ CHEGANDO? FALTA MUITO? ou de quando o primeiro colocado passa e alguém grita  "ME ESPERA" (deve até ser o cara da largada, ooooo... folegoe por aí vai...

Mas como sempre, também  tenho uma novidade para contar. E a desta corrida foi a de ter o pessoal da Assessoria Exercitt no local da prova. Pessoal é muito gostoso, chegar e ter o pessoal do apoio, que ajuda a turma  aquecer, alongar. O Miller comandou o aquecimento e o alongamento e o Ricardo passou as últimas dicas para a corrida, tipo uma preleção. Me senti como os jogadores do meu Timão, ouvindo o Tite antes de entrar em campo. ainda bem que nós corredores ouvimos e fizemos a lição direitinho, já o meu Corinthians neste final de semana....(abafa o caso).

E o meu tempo até melhorou um pouquinho, sinto muito, mas mandei o fequencimetro para o espaço. Para treinar pode ajudar  muito, porém na hora da corrida, é a sua cabeça, seu corpo que dita o ritmo.
Parabéns aos meus amigos da Exercitt e aos meus amigos corredores.



A Turma Antes da Largada



O Aquecimento


Coragem! Faltam só mais 4 Km

Olha O Miller aí chegando!


Não Importa o Tempo: Faça chuva ou faça sol, estarei correndo!




domingo, 17 de julho de 2011

Meu amigo durante a prova: Frequencímetro!

Domingo para mim é sinônimo de corrida. E neste domingo não poderia ter sido diferente. Hoje foi a 2ª Etapa do Circuito Athenas, com distancias de 8k e 16 k. A garota aqui, se jogou nos 8k.


E hoje todos os meus amigos deste blog, irão chorar, pois não teremos aquelas fotos, “chatas”, quer dizer da Eliete alongando, da Eliete saindo, da Eliete chegando, ops, da Eliete Chegando tem uma, coloco no final tá?

É que o transito estava uma loucura, loucura, loucura para chegar. Então Jesus meu querido marido e Kolô meu querido cachorro, me despacharam no meio da ponte Transamérica. Ainda bem senão, não largava no horário.Porém meu fotógrafo oficial, ficou para trás.

Mas tenho uma novidade para contar. Há uns meses atrás, postei aqui no Feliz Correndo a importância de praticarmos qualquer esporte com responsabilidade. Para tanto já contei da Assessoria Esportiva Exercitt que me auxilia, e também já realizei meus exames médicos.

Meu médico-cardiologista se ainda não contei, vou falar agora, é o Dr. Paulo Faria, da Clínica "Santana Cor", para quem não conhece Dr. Paulo, até o início de 2011 ele foi o médico cardiologista do Corinthians, e cuidava diretamente de Ronaldo e Companhia. Tá legal, não sou nenhuma celebridade, mas ter o mesmo médico do Ronaldo, que é o Dr. Paulo posso garantir é uma honra.

Dr. Paulo Faria é o que está de camisa azul!

Bem, voltando a novidade é que Dr. Paulo,havia me orientado para correr com frequencímetro,o que me daria mais conforto e segurança para ter uma prova tranquila. E hoje foi a primeira vez que usei um destes. Perfeito, com a orientação fui no meu ritmo e sempre de olho nos meus batimentos. Correndo monitorada, obtive 2 resultados: um bom, que foi correr os 8 km sem caminhar, tive que diminuir por vezes, porém pela primeira vez fiz direto. O outro resultado foi ruim, é que aumentei meu tempo em 2 minutos. Porém posso até dizer que não foi tão ruim assim, porque agora é só trabalhar a velocidade dentro do meu ritmo.

Mas sabem, na camiseta da prova de hoje,estava escrito sábias palavras, proferidas por um tal de  Fred Lebow , e de hoje em diante será meu lema. Brincaderinha pessoal, Fred lebow foi o fundador da Maratona de Nova York em 1970. Daqui há alguns dias eu conto o porque do meu novo lema. Mas segue aí o meu novo lema e a foto da minha chegada.






























Que meus amigos do mundo corrístico, e os que visitam meu blog, tenham todos uma linda semana. 

terça-feira, 12 de julho de 2011

CORRIDA: comece escolhendo um bom tênis

Se você pensa que uma boa corrida é aquela que inicia-se quando passamos pelo Pórtico de Largada, você esta enganado.Uma boa corrida começa quando ouvimos o nosso médico dizer: "Ok, você está clinicamente apto à correr, agora é só comprar o tênis e treinar, boa sorte" 

Para a compra certa do seu tênis, o Dr.Alexandre Póvoa Barbosa – Ortopedista e Médico do Esporte, da Clínica Orthobone, nos brinda com uma explicação detalhada. Vale a pena conferir: 


"Praticada por milhares de pessoas, a corrida é uma atividade física de alto impacto, em média, corredores de meia e longa distância experimentam o impacto com o solo de 2,5 a 3 vezes o seu peso corporal em cada passada. E não para por aí, as forças de impacto aumentam com a velocidade e com as condições de fadiga muscular e são substancialmente reduzidas quando há um alinhamento articular adequado e um bom treinamento muscular.

Os tênis de corrida reduzem os picos de força e a intensidade das ondas de choque, para aproximadamente 33% e 39 % respectivamente quando comparadas às medidas registradas ao caminhar com os pés descalços. Os calçados com meia sola mais elástica oferecem melhor amortecimento, proporcionando adequada atenuação das forças de impacto. Alguns materiais utilizados para o amortecimento nos tênis de corridas de maior valor de mercado têm sido descritos como melhores atenuadores das forças de impacto, quando comparados aos tênis de menor valor de mercado. Por outro lado, alguns estudos da literatura não comprovam totalmente esta afirmação.

Por isso o primeiro passo antes de colocar um calçado é saber qual o seu tipo de pé (cavo, normal ou plano) e de pisada (neutra, pronada ou supinada). “O objetivo maior do tênis é oferecer conforto, atenuação do impacto e corrigir algum desequilíbrio na pisada e nas características da marcha-corrida”, explica o ortopedista especialista em medicina esportiva Alexandre Póvoa Barbosa, da Clínica Orthobone. No entanto, poucas pessoas recebem orientação adequada na hora de comprar um tênis. 

“Escolher o calçado adequado torna a corrida mais prazerosa - já que proporciona mais conforto aumentando a motivação do corredor. Auxilia na prevenção de lesões e melhora a performance. A transição de  um tênis neutro para um corretivo pode necessitar de um período de adaptação nos treinamentos. Se a escolha for adequada após um período inicial estranhando os próprios pés, o atleta retoma a evolução e melhora progressivamente o desempenho, diz Alexandre.

Calçados de corrida mais leves geralmente agregam menos tecnologia e são indicados para atletas que priorizam velocidade.  “As funções básicas de um tênis são: amortecimento, absorção, leveza, fácil transpiração e proteção dos terrenos irregulares conferindo estabilidade mesmo em terrenos irregulares. O não cumprimento dessas funções pode aumentar o risco de diversas lesões traumáticas e secundárias a sobrecarga articular”, explica Alexandre.



Mas lembre-se de que não é só o uso de um tênis inadequado que expõe o atleta a riscos. Terrenos irregulares, esforço em excesso e falta de alongamento também podem deixá-lo susceptível a lesões e fraturas. Para preveni-las, a recomendação é que 10% do treino sejam dedicados ao aquecimento, 70% ao treinamento; 10% ao desaquecimento e outros 10% ao alongamento. O atleta deve desaquecer antes de alongar porque a musculatura fica contraída. 

O conforto e a proteção dos pés têm se tornado aspectos importantes no desenho dos tênis de corrida, procurando atenuar os efeitos da fadiga, melhorar o rendimento esportivo e minimizar o desenvolvimento de lesões. 

domingo, 3 de julho de 2011

O Caminhante que virou Corredor!

Neste domingo 3 de Julho, aniversário do Jesus, tivemos  a felicidade de participar de uma prova no interior de São Paulo, na acolhedora Pindamonhangaba.  Aliás vou dar somente  detalhes, porque no final do post tem o depoimento do monstro que criei. Só para entender: "Fiz a inscrição do Jesus na caminhada de 4 k, para ele ir tendo uma idéia, e ele topou, porém me disse, que tinha receio de não conseguir, mas que tentaria fazer o percurso em mais ou menos 50 minutos. Pois é, a pessoa trotou, correu e pouco caminhou, e fechou com o tempo de 33 minutos e 14 segundos. Criei ou não um monstro?

Então vamos aos detalhes da Corrida:

Muitos corredores ganharam a inscrição para correr. E para retirar o Kit era necessário saber o seu número de peito, e para aqueles que não tinham o comprovante impresso, deveria verificar seu número nas listas, afixadas com o nome e numero de peito de todos os corredores.


Ao chegar na Quadra da prefeitura, o corredor já era direcionado conforme o seu percurso,  para retirar o Kit.

Os kit's foram separados por números e cores. 10k camiseta azul, 4k camiseta verde, caminhada de 4k camiseta cinza e corrida infantil 1k camiseta rosa. Daí a importância de saber o numero para retirar o kit. Vou contar um segredo, funciona bem melhor desta forma. 



Gente Para Tudo! - Número de peito de verdade, não é de papel. Ela já vem estampado na camiseta. Decepção para aqueles corredores que adoram colocar  o "número de peito" na b...a.

Se você for buscar o seu kit no Pacaembú - São Paulo, tem que morrer com R$ 10,00 na mão de flanelinha, ou tomar multa da CET, que esta lá para te multar e não para coibir flanelinha. Em Pinda , "povo experto" já tem parquimêtro, e para retirar seu kit você gasta míseros R$ 0,50 (CINQUENTA CENTAVOS) precisa falar mais?

Na tarde sábado fomos visitar a Fazenda Gokula, um templo Hare Krishna. Não é a nossa religião, mas não custa agradecer a vida e  pedir proteção. 



Outra surpresa, a instalação de banheiros químicos para cadeirantes. É uma falta muito grave nossa, como não precisamos, não nos atemos a esses serviços, infelizmente eu mesma nunca tinha visto.


Preparação completa Jesus e o Exército


Não pode faltar o aquecimento!

A máxima é verdadeira: Família que corre unida, permanece unida. Só pedimos desculpas ao paizão, que foi guardar a Bike e não apareceu na foto. Parabéns Família!


A Largada: Pontualíssima, as 9 horas foi dada a largada para os corredores de 10k, 5 minutos após largada para 4 k e logo em seguida veio o pessoal da caminhada. Acreditem, foi exatamente nesta ordem, com largada no mesmo local e sem misturas ou tumulto.
Muito gostoso correr pelas ruas da Cidade de Pinda!



E lá Vem o Jesus! Ué, não ia só caminhar? Pois é, o danado não aguentou apenas caminhar, e temos aí mais um corredor para o nosso mundo. Seja Bem vindo a este mundo maravilhoso. E lógico, não temos foto da minha chegada, mas a causa foi nobre.

E o Jesus causando na fila!!!

Esta foto era um grande sonho meu.Eu e o Jesus compartilhando e dividindo as mesmas emoções. No dia do aniversário dele, o presente foi meu.

E agora o depoimento do Jesus. Mas antes quero pedir  desculpas pelo post longo, mas aniversariante e debutante em corridas tem direito de fazer tudo. Certo? 


"Quem acompanha este blog, tem visto efetivamente a Eliete, e “de carona” o KOLÔ, e o marido dela (este que agora escreve). Pois bem, tenho acompanhado minha esposa em diversas corridas, e eventos ligados ao esporte, nesta capital.                         
                          Tiro as fotos, e enquanto ela corre vou notando detalhes, que podem passar desapercebidos, tais como os trajetos, os posicionamentos dos orientadores (apoio), e até mesmo aqueles que assistem, pois destes detalhes podem surgir posts para o blog.                                                            

                           Não vou aqui me ater aos detalhes das corridas aqui em São Paulo, Capital, minha intenção não é criticar algo que tenha visto e não concorde, mas vou falar especificamente DE UMA GRANDE FESTA QUE VI NESTE FINAL DE SEMANA EM PINDAMONHANGABA (que em tupi guarani  significa fábrica de anzóis”, originando-se dos vocábulos pindá, “anzol” e monhangaba, “fábrica”). Pindamonhangaba me pescou!                     
                          Pois bem PINDAMONHANGABA, completa 306 anos de emancipação, passando a município, dia 10 de Julho, e está sediando os jogos regionais do interior, e dentro das festividades de aniversário também preparou a corrida de que estamos falando (eram corredores de 10 K e 4K, caminhada 4K e para as crianças 1K) .   

                           Ora, isto seria apenas e tão somente mais uma corrida/caminhada de rua, mas o que vi foi TODA UMA COLETIVIDADE EMPENHADA EM FAZER A FESTA VALER A PENA, OS ORIENTADORES EM SUA GRANDE MAIORIA ERAM CIDADÃOS COMUNS, TAMBÉM HOUVE O EMPENHO DO EXÉRCITO BRASILEIRO, ATRAVÉS DO BATALHÃO DE ENGENHARIA INSTALADO NA CIDADE – e não só ajudando nos cruzamentos da cidade, para bloquear o transito, mas também participando com pelotão correndo por várias ruas, animando assim os corredores, e fazendo também todo o trabalho de “separação” dos vários corredores em suas categorias, sem a utilização de “separação de aço, cavaletes etc...”. Enfim foi tudo muito humano, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, todos auxiliando e como vi todos muitos alegres de participar da festa. QUE POVO FELIZ.                                           
                           E mais que isto, QUE POVO EDUCADO, até os motoristas, que aqui em São Paulo, nem param para pedestres atravessar uma faixa lá ficavam calmamente esperando passar todos os corredores para continuar seu caminho (nem todas as ruas foram interditadas)                                      
                           E mais ainda, muitas e muitas famílias participaram nas várias modalidades, todos unidos na alegria que contagiou a cidade.                                  
                           Mas além disso, devo dizer que fui inscrito pela Eliete para participar da caminhada de 4 k (ela fez 4k de corrida, só para não perder o pique), por isto fomos para o Interior,  então a festa ficou completa tive como presente de aniversário um grande final de semana, e uma grande festa -muito obrigado, amor-.                                    
                           PARABÉNS POVO DE PINDAMONHANGA, muito obrigado pela festa que participei, são os detalhes que fazem o conteúdo de uma grande festa, de uma grande comunidade.          


sexta-feira, 1 de julho de 2011

É FÉÉÉÉRIAS - "BORA CORRER"



Julho, todos sabemos que é o mês das Férias. Aquele mês em que os as crianças desestressam  e o restante da família estressa. Mas Julho também é um dos meses com mais corridas no calendário, até por conta das férias, pois deslocamentos para cidades mais distantes e até outros Estados, ficam muito mais fáceis quando estamos ou temos filhos em férias.

Portanto, não tem desculpa, vamos lá, "bora correr". E olha que o valor das inscrições bem salgados não valem como  desculpas. Temos várias corridas, principalmente em São Paulo, com inscrições gratuitas. Eu e o Jesus vamos participar da Corrida de Pindamonhangaba, em homenagem ao aniversário da cidade. Espero trazer fotos e fatos bacanas e interessantes para o Feliz Correndo.E você vai ficar aí parado ou vai participar de algumas das corridas deste final de semana?

Agora veja só neste final de semana quantas corridas pelo nosso Brasilzão.


2 de Julho - Sábado 


Maratona Beto Carrero
distância: 42kmEm duplas, quartetos e octetos
local: Parque Beto Carrero – Penha - SC
www.maratonabetocarrero.com.br



3 de Julho - Domingo


Corrida e caminhada pelo Aniversário de Pindamonhangaba
Distância: caminhada de 4km. Corrida de 4km e 10km e Corrida Mirim de 1km
Local; Pindamonhangaba - SP
http://www.minhasinscricoes.com.br/CORRIDAPINDA/2011/



Iguatemi Fashion Run – São Paulo
distância: 5km
local:  Shopping Iguatemi 


XVI Corrida Corpore Bombeiros - 10km

Distância: 10km 
Local: São paulo - SP

1ª Corrida da Uva -
Distância: 8km
Local: Ferraz de Vasconcelos - SP

5ª Meia Maratona das Cataratas – Foz do Iguaçu
distância: 21km
local:  Foz do Iguaçu - PR
www.meiamaratonadascataratas.com.br


Ecorrida – Revezamento do Fogo
distância: 30km, 15km e 10km
Local: Belo Horizonte - MG  

www.yescom.com.br 


CIRCUITO POPULAR DE CORRIDA DE RUA - ETAPA ARICANDUVA
Distância: 8km corrida e 2,5km caminhada
Local - São Paulo - SP
http://www.ideeia.org.br 


Circuito das Estações Adidas 2011- Estação Inverno
Distância:  10km
Local:  São Paulo - SP
http://circuitodasestacoes.uol.com.br/