sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Promessas e Mais Promessas!


Então tá: Começou 2012. E como todo início de ano, o que mais fazemos são promessas, algumas pessoas chamam de resoluções, pois eu digo que são promessas, e ainda por cima parecem promessas de políticos.



Mas tudo bem, o fato de fazer promessas já mostra que temos vontade de mudar. Seja prometer um regime, parar de fumar, e por aí vai, a lista é interminável e todos já a conhecemos, pois em alguma virada de ano em nossas vidas, também a fizemos.

E como uma das promessas é sempre em relação ao peso, muitas pessoas prometem que começarão a caminhar, mas já conheço essa história. Caminha, caminha e caminha, e logo esta correndo. Afinal de contas é o esporte da moda.



Então é sempre bom lembrar regras básicas para o iniciante em corridas: Consultar médicos (ortopedista e cardiologista), contratar assessoria esportiva, nutricionista e cair na farra.

Logo de cara seu médico irá traçar um perfil seu, e para complementar lhe pedira exames. E os exames mais importantes são para os iniciantes:



- Teste Ergométrico: Serve para observar o comportamento do ritmo e frequência cardíaca e também da pressão arterial. Para corredores o teste é feito em esteira.

- Ecocardiograma: Exame para observar anatomia das câmaras cardíacas, e a resposta da musculatura cardíaca frente a um esforço.

- Hemograma Completo: Para ver as hemácias, que servem para transportar oxigênio dos pulmões aos músculos. Série vermelha para detectar doenças como anemia e definir a carga de treinamento. E plaquetas que são fundamentais no processo de coagulação do sangue.

- Glicemia de jejum: Serve para diagnosticar quadros de intolerância à glicose, como diabetes de melitus.

- Colesterol Total e Frações: – Detecta valores elevados de lipídeos sanguíneos, e assim calcula-se o risco cardíaco, antes de iniciar a atividade. Após algum tempo esse exame serve para avaliar os benefícios da corrida em seu organismo.

- Ureia e Creatinina: Controla a função renal. Avalia a capacidade de filtração e excreção dos metabólicos produzidos pela atividade física.

Esses são exames básicos que seu médico irá lhe pedir, para corredores de nível intermediário e nível avançado, ainda inclui-se no pedido os seguintes exames: TGO e TGP; Sódio, Potássio, Magnésio, Cálcio, TSH, T4; Ferritina Sérica.

Então vamos lá, inclua a sua promessa de tornar-se um corredor, para estar na São Silvestre/2012, a visita ao médico. Não sou médica, então escrevo aqui o básico que sei, e que meu médico me explicou. Portanto a sua visita ao profissional em questão se faz necessária e lá você poderá tirar todas as suas dúvidas. Seja bem vindo ao esporte que mais tem crescido nos últimos anos e nos vemos na São Silvestre deste ano.



4 comentários:

  1. Verdade Eliete:
    Prometemos as coisas muito facil, cumpri-las é que se torna dificil.
    Sua dica é ótima, com a nossa saúde não se brinca.
    E nós homens que pensamos que nunca faremos doentes.
    (risos)

    Um abraço do se amigo
    O Corretor Corredor

    Visite meu blog: www.ocorretorcorredor.blogspot.com
    Meu e-mail e MSN: ocorretorcorredor@gmail.com
    Meu FaceBooK: O Corretor Corredor

    ResponderExcluir
  2. Eliete, muito últil seu post, valeu!!! Você sabe se um cardiologista ou clínico geral costuma fazer todos esses exames? Será que dá pra marcar e fazer pelo plano médico?

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, sim, o médico pede todos esses exames. Eu mesma fiz e todos pelo plano médico a pedido do meu cardiologista. E olha que meu cardio é o Dr. Paulo Fariaa, o mesmo do Corinthians e do Ronaldo, e me atende pelo convenio. Abraços

      Excluir
  3. Ah, valeu mesmo... vou ligar rapidinho pro meu Cardiologista... rsss

    ResponderExcluir