domingo, 25 de março de 2012

Minha São Paulo, Velha de Guerra!

O Post de hoje eu deveria iniciar contando a nossa participação na 9ª Corrida Ecológica do Rio Sorocaba. Mas imprevistos acontecem, não deveriam, mas acontecem. Eis que no sábado a noite, estamos executando todo aquele ritual para a corrida do domingo pela manhã, quando um pergunta ao outro: Estão com você as nossas inscrições né? E aí vem a resposta que ninguém queria ouvir: Não,comigo não, devem  estar com você. E toca a revirar tudo, atras das danadas das inscrições. Eis que tenho a brilhante ideia de pegar uma segunda via no site da corrida, e para meu desespero, esquecemos de pagar o boleto.  

Jesus negou-se ir até Sorocaba e correr como pipoca, e eu me neguei a ficar sem correr no domingo. Então resolvemos participar do  Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paul0, que hoje teve sua primeira etapa do ano.

Ok, um aviso, não fomos como pipocas e sim como piruás. Para quem não sabe, piruá é aquele milho que não estoura, fica lá no fundo da panela sem incomodar ninguém. E a diferença de nós para aqueles que fizeram a inscrição, foi que eu e o Jesus não tínhamos chip, camiseta e medalha ao final da prova (snif, snif, desta vez não ganhei MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA).

E já que a inscrição era gratuita, e como cidadãos que somos, não lesamos ninguém. E também para fazer jus a água que tomamos, nos preocupamos em levar 1 quilo de alimento, como era pedido no site da prefeitura, coisa que muito atleta inscrito não fez.

A prova em si é uma delícia, com organização muito boa. Embora tenha uma reclamação: São duas mil inscrições disponibilizadas, que encerram-se muito rapidamente. O numero de inscrições é pouco, a Prefeitura poderia abrir um número maior de vagas, já que muitas vagas são ocupadas com a Guarda Civil Metropolitana e com a SPTRANS.

Mas a corrida em si foi um passeio, ou melhor, para mim foi como um passeio turístico, porque durante a corrida vi e senti a nossa cidade, como infelizmente não se vê no dia a dia, pela correria usual. Ela tem uma arquitetura belíssima, tem história, mas também tem seus problemas, como o pessoal do "Crack" que esta espalhado por todos os lados. Mas vamos lá contar tudo isso, com fotos, bem melhor né:




É muito bom, não ter que pegar o carro, para ir correr
e não ter que pagar vagabundo do flanelinha

A surpresa ficou por conta do metro lotado,
em pleno domingo às 7:00hs da manhã!

E já na largada, é lógico as fotos são obrigatórias
Nosso amigo, e amigo de todos.


tornando-se figura que não pode faltar nas corridas!

 Parabéns


















































A largada deveria ser as 8 horas da manhã, 

mas como toda corrida um pequeno atraso é tolerável. 

Embora aqui o atraso se deu pelo próprio atraso 

do Secretário dos Esportes de São Paulo.

E foi dada a largada para o grande passeio!































Viaduto Santa Ifigênia: Tem estilo arquitetônico Art Nouveau  

O Seu gradil é de uma plastica muito linda. 

Sua estrutura totalmente fabricada na Bélgica, 

e teve sua inauguração em 1913.

Ao ver este prédio totalmente pixado, me deu uma tristeza imensa. Antes  da Justiça do Trabalho instalar-se na Barra Funda, o que é hoje o que muitos chamam de prédio do Lalau, era neste prédio onde funcionavam 14 varas do trabalho. E hoje depois de famílias dos "Sem teto" invadirem e serem despejados, o prédio esta nesta lamúria, mostrando para quem quiser ver um dos maiores problemas de uma cidade grande: A moradia.

Olha ele aí! É muito legal o jeito dele correr, ele diz que faz 5Km, mas acho que faz muito mais. Ele corre do teu lado, te filma, corre lá na frente, filma, fotografa, conversa, daqui a pouco lá vem ele indo lá para traz, para fotografar algo ou alguém que ficou para traz. É simplesmente  igual aquelas câmeras no trilho, que a gente vê na televisão.


Teatro Municipal de São Paulo, dispensa comentários!

Biblioteca Mario Andrade!

Ai que vontade de entrar e gritar, espernear.
Mas deixa , vou fazer tudo isso em Outubro/12,
através do meu voto.

Aqui o particular nos brindando com sua arte!

Viaduto Maria Paula

Catedral da Sé: Muita gente não sabe e nem mesmo muitos paulistanos, que existem visitas guiadas à Catedral. E chegando na cripta uma surpresa, lá estão entre outros, os túmulos de Regente Feijó e do primeiro cidadão de São Paulo (na época Piratininga), o índio Tibiriça, que foi catequizado pelos jesuítas aos 80 anos de idade.


Tribunal de Justiça de São Paulo

Com a lateral meio rosa, a Casa da Marquesa de Santos.
 Entrada Franca


Patio do Colégio. Com quase 450 anos de história
abriga a cripta de José de Anchieta


Prédio da Caixa Econômica, local de muitas exposições.

Ladeira Porto Geral, e lá no fundo

 uma rua  adorada por paulistanos 

e outros brasileiros que vem de 

longe para fazer compras, 

a Rua 25 de Março.

Colégio São Bento

Mosteiro São Bento. Agora famoso pelo seu "Brunch" aos domingos. Mas confira antes data e principalmente valor. A última vez que fiquei sabendo era em torno de R$ 100,00 por pessoa. Para um café da manhã acho que é meio carinho, mas vale o investimento. 

Aqui a parte triste da nossa cidade. A cracolândia antes restrita a um local, espalhou-se. Não que ela deveria ficar restrita a um local. Mas o Poder Público, deveria ter cuidado do problema como ele merecia ser tratado, e como todos sabemos não foi assim que aconteceu.

Mas logo vi que ainda existem pessoas que fazem o papel do Poder Público. São pessoas que logo pela manhã levam um café da manhã aos que de verdade eu chamaria de sem-teto, sem esperança, sem emprego, sem família e principalmente sem dignidade. 

E mesmo sem um monte de coisas,
ainda tem carinho com
um animal também de rua

E olha só a cara de quem ainda esta de molho das corridas?
Calma Kolô falta pouco.































E aí a nossa corrida de hoje. Foi realmente um passeio turístico. E não me valorizando demais, (só um pouquinho) o blog hoje esta bem cultural. Aproveitem, porque a semana que vem, é a 2ª Corrida e Caminhada Autismo e Realidade, uma corrida muito bacana também, não só pela organização, mas pelo seu aspecto social de inclusão. E antes que alguém pergunte, SIM, ESTAMOS INSCRITOS E COM BOLETOS PAGOS. Uma excelente semana à todos, e bons treinos! 

5 comentários:

  1. Olá, muito obrigado pela visita, minha esposa e eu vimos vocês na corrida no domingo, o que nos chamou a atenção foi a camisa amarela com a frase, muito legal é isso ai, correndo sempre feliz.

    Vocês estarão na etapa de Santana ou Mooca ?

    Abraços até mais !!!!!!

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apesar de serem "pipocas", mereciam medalhas pela corrida, pelas fotos, relato e pela consideração em levar à doação do alimento, troféus seriam pouco. Parabéns e estejam convidados às demais etapas, pipocando ou não.

    Bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso conhecer um pouco da cidade de vcs durante uma corrida! Sensacional, o relato está riquíssimo!
      Difícil encontrar casais que correm, né? Normalmente é um ou outro que participa das corridas :)

      Excluir
  3. Legal a sua história.
    Gostei muito das imagens no decorrer do percurso parabéns

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais deste post.
    Realmente bem cultural mesmo.
    Parabéns pela prova, e principalmente pela aula de cultura.
    Grande abraço e tudo de bom sempre.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir