terça-feira, 17 de julho de 2012

AI QUE FRRRRRRIIIIIIOOOOOO!




Sabe quantas corridas temos neste final de semana? Não? Então veja: 

São Paulo – Capital - tem 4 Provas; 


São Paulo – Interior – tem 8 Provas: 


Paraná - 01 Prova 


Brasília – 02 Provas 


Rio de Janeiro – 3 Provas 


Bom né? Realmente a Corrida é um esporte que pegou. Agora o que esta pegando -e muito- nesta semana, é o frio. Em São Paulo temos previsão de chegar a 8º graus no final de semana próximo, treine com um frio desses.
É complicado, mas não pode parar, para uma boa prova, devemos continuar treinando, e aí vem as dúvidas: Treinar na rua ou na esteira? Estou com gripe ou resfriado? Devo treinar com gripe ou resfriado? Posso treinar na chuva? E por aí vai... 


Vamos tentar dentro dos conceitos médicos e também com a sabedoria popular, ou seja, o cházinho da vovó, mostrar o que é, e o que não é, o que pode, e o que não pode. 


ESTEIRA OU RUA

Quando corremos na rua trabalhamos mais a musculatura posterior da coxa, já que é preciso empurrar o chão para baixo e para trás. Já a corrida na esteira procura reposicionar as pernas para frente e manter o centro estável, trabalhando mais o quadríceps. 

Ocorre que nesses últimos dias, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, está fazendo muito frio e chovendo constantemente, o que correr na rua para muitos torna-se inviável. E é quando optamos pela esteira, mas cuidado, pois na esteira não existe a questão do vento, e a possibilidade de aumento da temperatura corporal e desidratação são maiores assim como o aumento da freqüência cardíaca, o que se resolve facilmente com um ventilador e hidratação. 


GRIPE OU RESFRIADO



Com a gripe perdemos a vontade de sair de casa e realizar nossos treinos. E essa apatia é provocada pela liberação das citoxinas. Já o resfriado se limita às vias aéreas superiores e causa apenas o desconforto, sem febre e mal estar, que aliás é o meu caso atualmente. 

Quando se teima em treinar gripado o sistema imunológico pode ficar sobrecarregado, provocando uma pneumonia ou queda brusca na performance do corredor. 

Médicos pedem para que o corredor retome seus treinos em média, dois dias após o último episódio de febre, da mesma forma que a febre é o sinal para parar com treinamentos e corridas. 

Agora se você esta bem de saúde e escolheu treinar na rua, mesmo com frio ou chuva, nada como seguir os conselhos da nossa mãe, como “leve a blusa meu filho/a” 

Agasalhe-se para ir treinar, mas não exagere, pois o excesso de roupas levará ao aumento da temperatura corporal, fazendo com que seu organismo aumente a sudorese para equilibrar a temperatura, o que pode leva-lo a um sério caso de desidratação e hipertermia (elevação exagerada da temperatura corporal). 

Portanto saia com uma camiseta dry fit, uma de manga longa de algodão em cima e uma jaqueta corta vento, durante o treino pode tirar a jaqueta, mas coloca-la assim que terminar o treinamento, pois estará suado ou até molhado da chuva. Também leegins compridas, gorro e luvas, pois as mãos sofrem muito, são extremidades com pouca circulação e portanto ficam não frias, mas sim geladas 

Muito importante o aquecimento e alongamento, se você nos dias mais quentes demora 5 minutos com o aquecimento, nesses dias frios demore 10 minutos. Quanto ao alongamento, cuidado, primeiro o aquecimento, depois o alongamento. Não vá querer alongar um músculo frio, é lesão na certa. 

E após o treino corra para casa, tome um banho bem quente e um chazinho mais quente ainda, são conselhos que ajudarão na prevenção de uma gripe ou resfriado. 

E você? No próximo final de semana irá participar de alguma corrida? Eu e o Jesus iremos correr os 10km na Ecorrida, promovida pela Yescom em parceria com a OAB. 

Quer dizer se meu resfriado não transforma-se em gripe né? 

E se você tem mais dicas para esses dias e as nossas corridas, deixe seu recado. Pois a União não faz só açúcar, também faz a força!


Agora só para te deixar com vontade de um calorzinho, temos 3 corridas em Pernambuco e 1 na Bahia, vai lá, vai?



4 comentários:

  1. Por aqui hoje tivemos perto de 40º!! Correr com calor também não é muito melhor... :) (Há também quem opte pela esteira por estar muito quente na rua).

    Beijos e boas corridas!

    ResponderExcluir
  2. Opa em uma das corridas de São Paulo eu estarei, ecorrida revezamento 30K em 6 x 5K.........

    E da-lhe treino na garoa !!!!

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Domingo corri a 7º e hoje treinei a uns 6º +-
    Pelo menos não choveu.
    Na corrida eu uso uma camisa "térmica" daquelas de futebol e duas ou 3 dry manga curta.
    No treino uso duas caisetas e um moleton. (o ritmo é mais lento e sinto mais o frio)
    Luva é indispensável, já o gorro é só pra depois do treino pra não ficar tomando vendo na "quase careca" molhada hahaha

    Obrigado pelas dicas!

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  4. Utilizando seu post, passei a fazer a experiência, ontem na esteira, exatamente uma hora, fracasso total só 5 km. Tudo bem coloquei em nível de elevação 10, mas realmente correr ficando no mesmo lugar, é um absurdo, eu não me acostumo. Hoje fui enfrentar o frio, parque do Belém, parque novo na zona leste, maravilhoso com uma pista de cimento liso, de 1,5 km, fiz uma hora e 16 minutos de corrida, 7 voltas, portanto 10,5 km, um verdadeiro recorde de distância e tempo, mas sofri e muito, e lembrei em diversos momentos daquela reportagem em que os corredores enfrentam 100 km no gelo, não pode existir, é muito para um pensamento comum. O nmais interessante comecei às 8,07 horas a corer (para mim já é tarde), mas no frio né? e surpresa fiquei mais de uma hora SÓZINHO, e só recebi a companhia do SOL algumas poucas vezes, e me alegrava, mas realmente correr no frio é "fogo". Muito bem, utilizei uma camiseta de algodão junto ao corpo, e uma dry fit, de manga longa da fila night run transpirei que nem cavalo de corrida, mas no final tudo bem, coloca a blusa e vai para casa, banho quente e trabalho..Enfim o que posso resumir é que a LIBERDADE DE CORRER, ESTÁ ACIMA DA TEMPERATURA, esteira para mim não.......

    ResponderExcluir