domingo, 29 de janeiro de 2012

Um Dia de Cão!


Mais um domingo correndo. E ainda bem que não tenho que dizer: mais um domingo corrido. Todos sabem que correr; caminhar; pedalar; nadar; exercitar e tudo que termina com "ar" é bom, olha só "AMAR". Eu sei que correr termina com "er", não vêm botando agua fria no post não. 

Como falávamos,  mais uma corrida neste domingo, a 7ª Corrida Oral B, realizada pela Corpore, que só não foi impecável nessa corrida, pela água que hoje estava bem escassa. Chegamos até a comentar, a Corpore deixou a hidratação dos corredores por conta de São Pedro, que hoje tirou uma folga. 


Mas no sábado já tive uma surpresa agradavel quando fomos retirar o kit, no Clube Esperia. Estava exposto o  Troféu da 1ª São Silvestre, realizada em 1925. Ela foi vencida pelo atleta Alfredo Gomes, atleta este do próprio Clube Esperia.



E neste domingo quem volta aos "circuitos corrísticos"? Ele o grande atleta, amado por todos e todas, fotografado por todos e todas, se bem que hoje tinha uma turminha muito bonita. Ele o Grande Kolô.




Olha ele aí, curtiu muito o percurso.













O Kolô e a Thais, garota bacana,
protetora de animais


Medalha no peito, e o merecido descanso.
Mais amigas!
E mais novos amigos: Heloisa e o Rodolfo.


















Agora também é garoto propaganda da
Fox Sports Brasil


E não é por nada não, adoro o Kolô.
Mas dá licença de colocar uma foto minha também,
afinal de contas o Blog é meu!


















E a semana que vem tem mais, afinal somos: "Feliz Correndo"


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns à Você!

Parabéns à você! São Paulo faz hoje 458 anos. A cidade que não para, a cidade que acolhe, a cidade que gera recursos, a minha São Paulo. Algumas pessoas podem dizer que São Paulo também é a cidade do desemprego, da violência, de injustiças. Mas vamos convir, somado o porte desta cidade e o descaso político, ela até que está bem.

E nada como comemorar com uma corridinha de 10Km, ok? Eu nos meus 10K e o Jesus no 6Km. Hoje participamos da rXV TROFÉU CIDADE DE SÃO PAULO CARREFOUR  2012. E para quem também participou, é só clicar que os RESULTADOS já sairam.


Seguem as fotos :


A Preparação:

Um suquinho, ´só para uma leve queimadinha nas calorias.
 Afinal de contas é feriado,  sei que vai rolar O ALMOÇO!


A Traição:


Não levaram o Kolô com a desculpa que ele não aguenta 6Km.
Mas aí chega na corrida e fica se divertindo com o cachorro alheio.
Ainda bem que o Kolô nem viu esta foto!


A Fila:



Faltaram banheiros para a ala feminina.
Será que esqueceram que o numero de corredoras só tem aumentado?


A Chegada:

Aqui eu lembro de uma música que diz:
"Eu cheguei, cheguei, acelerada,
e vendo tudo diferente,
 até que a festa estava boa
e tava todo mundo presente"
 Música da minha banda preferida do Rock Nacional,
 o velho e bom Tihuana!


E o Grand Finale: Medalha, medalha, medalha:





E domingo tem mais, a Corrida da oral B, realizada pela Corpore. Outra festa, até lá!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Promessas e Mais Promessas!


Então tá: Começou 2012. E como todo início de ano, o que mais fazemos são promessas, algumas pessoas chamam de resoluções, pois eu digo que são promessas, e ainda por cima parecem promessas de políticos.



Mas tudo bem, o fato de fazer promessas já mostra que temos vontade de mudar. Seja prometer um regime, parar de fumar, e por aí vai, a lista é interminável e todos já a conhecemos, pois em alguma virada de ano em nossas vidas, também a fizemos.

E como uma das promessas é sempre em relação ao peso, muitas pessoas prometem que começarão a caminhar, mas já conheço essa história. Caminha, caminha e caminha, e logo esta correndo. Afinal de contas é o esporte da moda.



Então é sempre bom lembrar regras básicas para o iniciante em corridas: Consultar médicos (ortopedista e cardiologista), contratar assessoria esportiva, nutricionista e cair na farra.

Logo de cara seu médico irá traçar um perfil seu, e para complementar lhe pedira exames. E os exames mais importantes são para os iniciantes:



- Teste Ergométrico: Serve para observar o comportamento do ritmo e frequência cardíaca e também da pressão arterial. Para corredores o teste é feito em esteira.

- Ecocardiograma: Exame para observar anatomia das câmaras cardíacas, e a resposta da musculatura cardíaca frente a um esforço.

- Hemograma Completo: Para ver as hemácias, que servem para transportar oxigênio dos pulmões aos músculos. Série vermelha para detectar doenças como anemia e definir a carga de treinamento. E plaquetas que são fundamentais no processo de coagulação do sangue.

- Glicemia de jejum: Serve para diagnosticar quadros de intolerância à glicose, como diabetes de melitus.

- Colesterol Total e Frações: – Detecta valores elevados de lipídeos sanguíneos, e assim calcula-se o risco cardíaco, antes de iniciar a atividade. Após algum tempo esse exame serve para avaliar os benefícios da corrida em seu organismo.

- Ureia e Creatinina: Controla a função renal. Avalia a capacidade de filtração e excreção dos metabólicos produzidos pela atividade física.

Esses são exames básicos que seu médico irá lhe pedir, para corredores de nível intermediário e nível avançado, ainda inclui-se no pedido os seguintes exames: TGO e TGP; Sódio, Potássio, Magnésio, Cálcio, TSH, T4; Ferritina Sérica.

Então vamos lá, inclua a sua promessa de tornar-se um corredor, para estar na São Silvestre/2012, a visita ao médico. Não sou médica, então escrevo aqui o básico que sei, e que meu médico me explicou. Portanto a sua visita ao profissional em questão se faz necessária e lá você poderá tirar todas as suas dúvidas. Seja bem vindo ao esporte que mais tem crescido nos últimos anos e nos vemos na São Silvestre deste ano.



domingo, 1 de janeiro de 2012

Corrida Internacional de São Silvestre

31 de Dezembro de 2011 - Hoje, mais precisamente nesta noite de Reveillon, estava: Cansada, exausta, dolorida, ALEGRE, FELIZ, COM NÍVEL DE SEROTONINA NO MÁXIMO.

Quando comentava com  as pessoas,  que iria correr a prova da  São Silvestre 2011, ouvia tanta coisa, que já não sabia o que era fato, o que era boato, o que era verdade, o que era mentira. Pois agora já sei o que é a Corrida de São Silvestre, que desde pequena ficava fascinada , grudada na televisão todo 31 de dezembro assistindo a prova. 
Agora com esta experiência posso até com uma certa propriedade dizer o que é verdade e o que é mentira, quando se fala em São Silvestre: 

TREINOS: Verdade ou Mentira que dá para correr sem treinar?
Mentira: Para participar de uma corrida de 15 Km, que no meu caso havia feito provas de no  máximo 10 Km, precisava de muito treino,e é o que fiz. Treinava com o pessoal da minha assessoria, Exercitt, treinava na esteira, no parque sózinha e aos domingos treinava na rua. Até para sentir o efeito da temperatura.

CACHORRO NA CORRIDA:É verdade ou mentira que Goldenn's Retriver's e seus donos aguentam correr 15 Km?
Mentira: é uma corrida muito cansativa, vi apenas um cachorro durante a prova, da raça Whippet, que é uma raça própria de cachorros de corrida.

KOLÔ? KOLÔ? VAMOS PARA A
SÃO SILVESTRE?

FAMÍLIA: Verdade ou mentira que a São Silvestre no dia 31 de dezembro separa a família?
No meu caso verdade, Eliane a irmã: ganhou uma tendinite há exatamente 2 semanas antes da corrida; Lucas o filho, descolocou o ombro há exatamente 10 dias. No apoio, só o companheiro de sempre: o maridão.



ORGANIZAÇÃO: Verdade ou Mentira que a organização é falha?
Aqui eu diria Mentira. Em um evento desta grandeza, evidente que falhas irão existir, como a falta de transporte gratuito para aqueles que deixaram o carro no Ibirapuera, local da chegada. Mas  acertos também existiram, como o guarda volumes, muito bem organizado. Caminhões dos Correios, uma média de uns 20 no total, com numeração de acordo com o numero do atleta, e que depois deslocaram-se para a chegada, para que o atleta pudesse retirar seus pertences. 


AMIZADES: Verdade ou mentira que se faz amizades?
Verdade: Conheci o pessoal de Floripa e de Recife, e já me comprometi com o pessoal, este ano vou correr em Florianópolis e em Recife.
OS AMIGOS DE FLORIPA

OS AMIGOS DE RECIFE, E O AMIGÃO CLEBER
SEGURANDO A PLACA

LARGADA: Verdade ou mentira que até que se comece a correr demora uma eternidade?
Mentira: Não sei se foi sorte de principiante ou a posição na largada, estava mais ou menos uns 500 metros do pórtico de largada. e com uns 10 minutos já estava correndo.


PERCURSO: Verdade ou mentira que o percurso mudou?
Verdade: E mais uma vez digo que como estreante, não tenho experiência para avaliar a mudança. A minha maior preocupação era com as descidas, e por conta deste medo, li e estudei muito. e durante a prova apliquei o que aprendi. Vi muita gente, principalmente na primeira descida, a do Pacaembu, descendo a ladeira desembestado, e os mais experientes até gritando para eles: SEGURA, SEGURA, OLHA O JOELHO!!!.


CORINTHIANS: Verdade ou mentira que o timão estava lá?
Verdade: Homenagem linda feita pelo pessoal da Gaviões da Fiel, com uma faixa, saudando os corredores da São Silvestre 2011.


CORRIDA DE RUA: Verdade ou mentira que as vezes chega a ser um esporte solitário?
Mentira: mentira e mentira. Olhe a foto, este item não preciso nem explicar.



SUBIDA DA BRIGADEIRO: Verdade ou mentira que a subida da Brigadeiro é trash?
Verdade: Trash é pouco, é uma doideira. O começo da Brigadeiro ainda dei um trotinho, mas da metade para frente, segui a multidão: só andando.

DESCIDA DA BRIGADEIRO: Verdade ou mentira que deveríamos descer a Brigadeiro?
Verdade: Fazia parte da mudança do trajeto. 


CHEGADA: Verdade ou mentira que voce chega detonada?
Verdade: Antes da corrida estava muito ansiosa, mas ainda "inteirassa". Mas terminei a corrida num misto de choro e riso. Porque o mais importante na vida é a superação, é acreditar que você pode, que você consegue, seja qual for o desafio.


"O ANTES"

"O DEPOIS"

"DO CHORO"

"À CONSAGRAÇÃO"

"FELIZ 2012"