sábado, 28 de julho de 2012

Cerimonia de Abertura chatinha heim?

E começou a grande festa Olímpica.  Sempre gostei das Olimpíadas, sempre acompanhei com interesse desde a cerimonia de abertura até o encerramento. E evidente que durante os jogos, acompanho com muito interesse as disputas, resultados, medalhas, curiosidades, enfim tudo que envolve o mês Olímpico.

A cerimonia de abertura, para mim foi um fiasco, somente 3 coisas me tiraram do estado letárgico em que encontrava-me de frente a televisão, e são elas:

Em Primeiro Lugar: Mr Bean, o melhor comediante dos últimos tempo sem sombras de dúvida.



Em Segundo Lugar: Foram os "Welsh Corgi" Desculpe, não sabe do que estou falando? Dos dois cachorrinhos lindos da Rainha Elizabeth II. Pois nem Daniel Craig, o 007 com seus lindos olhos azuis, não foi dono da cena.


E em Terceiro Lugar: A entrada da delegação brasileira, no Estadio Olímpico. Roupinha feia na minha humilde opinião, mas ver brasileiros fazendo a festa, é sempre legal.




E já começamos bem, com medalha de ouro. Sarah Menezes, que além de trazer o primeiro ouro para o Brasil, entra para história como a primeira judoca brasileira, a ser ouro olímpico. Parabéns, você sim é nossa "Garota de Ouro".

Foto do Site R7


E nós como corredores que somos, profissionais ou amadores, não importa, estaremos esperando por aquelas provas, que mais aproximam-se do nosso esporte preferido: a corrida. A maratona é sempre no último dia, ou seja, dia 12 de Agosto às 7 horas.

Estarei ansiosa por este dia, não só pela maratona, mas para ver como será o encerramento, mais precisamente, como será a passagem de comando da Inglaterra para o Brasil, já que seremos o pais a sediar a próxima Olimpíada, em 2016. E mais ansiosa ainda, para que passe logo esses 4 anos, para ver como o Brasil fará a cerimonia de abertura. Piadas não faltão em relação a isso, já ouvi pessoas dizendo que, a tocha olímpica será acesa pelo batalhão do BOPE, ou até pelo pessoal do Morro do Alemão, ao som daquela famosa musica " PARA PARA PARA PA PA PA PA....."

Mas tem tempo, e ainda mais que temos uma Copa do Mundo no meio, e muitas, mais muitas corridas pela frente.

E falando em corrida, tive que parar uns 10 dias para uma pequena cirurgia oftalmológica, nada de mais, na próxima semana já volto aos treinos, pois dia 12 de Agosto tem a prova do Centro Histórico, e estarei lá.
Aos amigos bons treinos e uma ótima semana! E que venham mais medalhas para o Brasil!



terça-feira, 17 de julho de 2012

AI QUE FRRRRRRIIIIIIOOOOOO!




Sabe quantas corridas temos neste final de semana? Não? Então veja: 

São Paulo – Capital - tem 4 Provas; 


São Paulo – Interior – tem 8 Provas: 


Paraná - 01 Prova 


Brasília – 02 Provas 


Rio de Janeiro – 3 Provas 


Bom né? Realmente a Corrida é um esporte que pegou. Agora o que esta pegando -e muito- nesta semana, é o frio. Em São Paulo temos previsão de chegar a 8º graus no final de semana próximo, treine com um frio desses.
É complicado, mas não pode parar, para uma boa prova, devemos continuar treinando, e aí vem as dúvidas: Treinar na rua ou na esteira? Estou com gripe ou resfriado? Devo treinar com gripe ou resfriado? Posso treinar na chuva? E por aí vai... 


Vamos tentar dentro dos conceitos médicos e também com a sabedoria popular, ou seja, o cházinho da vovó, mostrar o que é, e o que não é, o que pode, e o que não pode. 


ESTEIRA OU RUA

Quando corremos na rua trabalhamos mais a musculatura posterior da coxa, já que é preciso empurrar o chão para baixo e para trás. Já a corrida na esteira procura reposicionar as pernas para frente e manter o centro estável, trabalhando mais o quadríceps. 

Ocorre que nesses últimos dias, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, está fazendo muito frio e chovendo constantemente, o que correr na rua para muitos torna-se inviável. E é quando optamos pela esteira, mas cuidado, pois na esteira não existe a questão do vento, e a possibilidade de aumento da temperatura corporal e desidratação são maiores assim como o aumento da freqüência cardíaca, o que se resolve facilmente com um ventilador e hidratação. 


GRIPE OU RESFRIADO



Com a gripe perdemos a vontade de sair de casa e realizar nossos treinos. E essa apatia é provocada pela liberação das citoxinas. Já o resfriado se limita às vias aéreas superiores e causa apenas o desconforto, sem febre e mal estar, que aliás é o meu caso atualmente. 

Quando se teima em treinar gripado o sistema imunológico pode ficar sobrecarregado, provocando uma pneumonia ou queda brusca na performance do corredor. 

Médicos pedem para que o corredor retome seus treinos em média, dois dias após o último episódio de febre, da mesma forma que a febre é o sinal para parar com treinamentos e corridas. 

Agora se você esta bem de saúde e escolheu treinar na rua, mesmo com frio ou chuva, nada como seguir os conselhos da nossa mãe, como “leve a blusa meu filho/a” 

Agasalhe-se para ir treinar, mas não exagere, pois o excesso de roupas levará ao aumento da temperatura corporal, fazendo com que seu organismo aumente a sudorese para equilibrar a temperatura, o que pode leva-lo a um sério caso de desidratação e hipertermia (elevação exagerada da temperatura corporal). 

Portanto saia com uma camiseta dry fit, uma de manga longa de algodão em cima e uma jaqueta corta vento, durante o treino pode tirar a jaqueta, mas coloca-la assim que terminar o treinamento, pois estará suado ou até molhado da chuva. Também leegins compridas, gorro e luvas, pois as mãos sofrem muito, são extremidades com pouca circulação e portanto ficam não frias, mas sim geladas 

Muito importante o aquecimento e alongamento, se você nos dias mais quentes demora 5 minutos com o aquecimento, nesses dias frios demore 10 minutos. Quanto ao alongamento, cuidado, primeiro o aquecimento, depois o alongamento. Não vá querer alongar um músculo frio, é lesão na certa. 

E após o treino corra para casa, tome um banho bem quente e um chazinho mais quente ainda, são conselhos que ajudarão na prevenção de uma gripe ou resfriado. 

E você? No próximo final de semana irá participar de alguma corrida? Eu e o Jesus iremos correr os 10km na Ecorrida, promovida pela Yescom em parceria com a OAB. 

Quer dizer se meu resfriado não transforma-se em gripe né? 

E se você tem mais dicas para esses dias e as nossas corridas, deixe seu recado. Pois a União não faz só açúcar, também faz a força!


Agora só para te deixar com vontade de um calorzinho, temos 3 corridas em Pernambuco e 1 na Bahia, vai lá, vai?



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Correr em casa é bom, é muito bom!

Correr é bom; correr faz bem à saúde; correr substitui o psicanalista, enfim, correr é tudo de bom, e isto nós corredores já sabemos. Chegamos a ouvir de outras pessoas (não corredores é lógico) que somos chatos, muito chatos, pois respiramos corrida. Mas eu e demais corredores não nos importamos. 

Porém descubro fatos novos em cada corrida, e ainda me surpreendo E hoje descobri que participar de uma corrida ultra bem organizada é maravilhoso, e dentro de casa melhor ainda. Calma pessoal, não sai correndo dentro do apartamento, é que hoje eu e o Jesus participamos do "Circuito SESC de Corrida - Sesc Belenzinho", nosso querido bairro.

O Sesc assim como a Prefeitura de São Paulo, também organiza corridas. Enquanto a Prefeitura as faz em suas sub prefeituras, o Sesc organiza as corridas em suas unidades. O SESC (Serviço Social do Comércio),e assim definiu Sr. Danilo Santos de Miranda,Diretor Regional do SESC São Paulo: "A reputação do SESC estende-se por todo o Brasil, transcende fronteiras e tem repercussão até mesmo no exterior. Assim, o SESC Pompéia e o SESC Vila Mariana, para só citar dois exemplos, são referências obrigatórias para especialistas em cultura e educação de todo o mundo em visita à cidade de São Paulo. Muitas são as agências e instituições, nacionais e internacionais, que procuram o SESC SP em busca de parceria para projetos socioculturais importantes".

E nesta corrida muito bem organizada como já escrevi, ficou provado mais uma vez que uma corrida não precisa ter um valor absurdo de inscrição, para ter serviço bem prestado. O valor no SESC foi de R$ 5,00 para inscritos no Sesc e R$ 10,00 para convidados. E olha que não faltaram: agua, médicos, um Staff de mais ou menos umas 100 pessoas, enfim todo o apoio necessário. A nossa única reclamação, foi a largada que muito afunilada, não permitiu que corrêssemos no inicio da prova. 
Mas valeu, foi ótimo, espero participar de outras prova organizadas pelo SESC. 
Seguem as fotos de hoje:

O SESC em todas as suas unidades,
 possuem uma infra estrutura  maravilhosa,
o SESC Belenzinho,
 inaugurado há pouco mais de 1 ano,
é uma das unidades mais
bonitas e modernas.



Com a temperatura batendo
nos 10º pela manhã,
nossa  animação para correr
era a mesma de sempre,
muita alegria.





Nosso grande amigo "O Corretor Corredor",
que hoje correu a a camisa da Campanha 12por8.
Entre no site da campanha
para poder entender melhor a essa doença silenciosa, que se prevenida, salvaria muitas vidas.
Nosso amigo teve um problema na coxa durante a corrida, esperamos que não tenha sido nada grave, e queremos vê-lo com toda a sua animação na próxima!



Como sempre, muita gente!



Corro 5k, 6k, 8k ou 10k,
a chegada é sempre gostosa,
tem gosto de superação!



A piscina aquecida tem uma
cobertura de vidro lindíssima.



A entrega dos kit's de chegada, foram entregues no restaurante do SESC.
Neste do Belenzinho, ainda não tive o prazer de ir,
conheço o Restaurante do SESC da Rua do Carmo,
uma das melhores refeições já fiz.



Precisa de apresentações?



Em frente ao Sesc, na Rua Pe.Adelino tem essa pintura,
apesar de pixada e um pouco velha, é muito impressionante.
Se alguém souber de quem se trata, me diga.



MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA?
NÃO!
TROFÉU, TROFÉU, TROFÉU
Muito bonito.



No próximo domingo não participaremos de corridas, mas participaremos do Treino Organizado pela Ritmo Certo. Serão 12km dentro do Parque Ecológico do Tietê. Estão todos convidados, pois a corrida é um esporte que pode ser solitário ou coletivo, e garanto que correr no coletivo, é bem mais gostoso e proveitoso. 
Aos amigos ótimos treinos e uma excelente semana!





terça-feira, 3 de julho de 2012

Hoje é o Aniversário do Jesus!


Todos sabem que no final de semana passado, corremos em Porto Alegre. Mas desta vez o post não é sobre essa corrida em particular. Mas de várias corridas que o aniversariante de hoje fez ao longo de 1 ano. 

Hoje é o aniversário do Jesus, e você irá me perguntar: Por que um post para falar só dele? Porque esse sim "é o cara". No começo ele apenas me acompanhava nas corridas, e no ano passado pediu de presente de aniversário a inscrição em um caminhada no interior de São Paulo. 

E lá fomos nós para Pindamonhangaba, e o cara não caminhou, o cara CORREU, CORREU E CORREU e a partir daí decidiu que seria mais um corredor. E a história todos já sabem, 23 quilos perdidos, exames laboratoriais perfeitos e uma qualidade de vida perfeita. E para os que ainda não sabem vamos contar um pouquinho da trajetória do Jesus, ao longo deste 1 ano:


Jesus em sua vida pacata, só na engorda!


E lá vem a primeira caminhada, que virou corrida .
 Seus primeiros 4Km


E como correu!

E chegou a primeira medalha!


E vieram os primeiros 5KM, feitos em 46min.
Sabe quanto o garoto leva para correr 5km? Pasmen: 27 min.


E lá vem o Jesus!


E chega a segunda medalha!


A estréia nos 8km . Em nível internacional.
Jesus corre pela primeira vez 8k em Amsterdã


Cheio de graça!


A chegada foi muito festejada.
 Afinal o menino chegou dentro do
Estádio Olimpico de Amsterdã


Há poucos dias, a estréia nos 10KM.
 Na Maratona de São Paulo


E aí o "magrelo".
23 quilos mais magro,
comemorando o aniversário
em Porto Alegre!


Cheio de Pose o menino!


E aí fez questão, que a Staff colocasse
a medalha em seu peito.
Merece né?
Só me resta dar os parabéns ao grande: Marido, Amigo, Companheiro de todas as horas e corridas, Paizão, e agora ao corredor que tornou-se esse menino. Tenho que dizer também, o quanto me sinto,  orgulhosa em ter criado esse monstro das pistas. 

PARABÉNS JESUS, muitas felicidades, paz,amor, saúde e também um dinheirinho para continuarmos a correr.