domingo, 27 de outubro de 2013

Eu Prefiro As Curvas da Estrada De Santos...

Quem corre sabe que, treinos são necessários. Porém também sabem que treinar sempre nos mesmos locais torna-se muito enjoativo. Nada como você acordar cedo para ir treinar em local desconhecido, não que seja igual, mas comparo a sensação quando vamos para uma prova que até então nunca havíamos feito.

E foi nesta empolgação que hoje saímos para ir correr na Estrada Velha de Santos, ou, Caminho do Mar. A indicação foi de um casal de amigos que mora em Santo André e costuma treinar no local. Para treino o local realmente é excelente, são entre ida e volta 12km. Achou pouco? Também achei, pois havia previsto descer 8km e voltar mais 8k, e assim treinar um total de 16km. Porém tivemos uma grande decepção com o Poder Público, e sempre ele, pois o Caminho do Mar esta fechado. O governo de São Paulo pretende entregar à iniciativa privada a manutenção e a possível exploração comercial do local. Mas entre tantos entraves e gastos desnecessários, a concessão esta demorando a sair. Na internet existe uma petição onde os cidadãos pedem a reabertura, a petição diz:

"O Pólo turístico “Caminhos do Mar”,Liga a cidade de São Bernardo do Campo-SP a Cubatão, esta a menos de 55 km da capital, cercada de Mata Atlântica e dá acesso a um lugar único do Brasil Colonial. Um meio ambiente exuberante que pode proporcionar à população uma boa qualidade de vida, trazer aos estudantes e turistas conhecimentos valiosos, além de gerar empregos e destacar a região pela proteção ao meio ambiente oferecida pelos órgãos estaduais e municipais responsáveis."
Vale muito a pena assinar, o endereço é https://www.change.org/pt-, embora também vou compartilhar no facebook.
Mas voltando ao treino, o pequeno trecho liberado para corredores e ciclistas, que não são poucos, já vale muito, imaginem quando tivermos a estrada toda a nossa disposição. 
Mas vamos lá, mostrar como foi:

Percurso tranquilo, com pouca elevação,
fácil, fácil!

Na própria estrada existem trilhas,
mas geralmente quem as seguem são  motoqueiros,
que praticam o motocross.

Para se chegar até o inicio tem ônibus, acesse o site do Parque Estoril e veja como chegar.

Aqui infelizmente é o ponto de retorno.
Neste local tem um segurança,
digo, "leão de chacára"
que nem te responde
o porque não se pode continuar!

Ai a gente aproveita para um pit stop,
toma uma água, tirar fotos!

O visual é outro detalhe.
Se vê carro antigo no percurso...

Muito "manacá da serra"


Trajeto muito belo...


Famílias pescando,
tanto na beira dos lagos,
como também nos pesqueiros...

Muitos ciclistas...

Tem moto grande,
tem gente pequena também na onda...

Correr ou treinar sem fazer amigos, não vale.
Portanto aí estão nossos mais novos amigos:
Marcos e Alexandre.
Obrigada pela foto e pelo papo!



Ok, Ok, a gente tira foto, mais também corre...

Ai delícia!

Um importante conselho:
Corra, mas corra muito,
porque os barzinhos e restaurantes que te esperam no final:
Uma história à parte...
Chegar até o inicio é muito fácil, segue-se pela Via Anchieta, sentido Santos, e no quilometro 29, logo após a Represa Billings, você entra à direita, tem uma placa marrom indicando o "Pólo Ecoturistico Caminho do Mar" entre nela e você já estará na Estrada, mais ou menos uns 5 quilômetros o pessoal encosta o carro e começa o treino. É bem seguro, muitas pessoas correndo ou de bike, como mostrei nas fotos. Tenho certeza que você não se arrependerá, você terá um bom treino e bom passeio. Ficou faltando ir até o Parque Estoril, mas pelo que vi no site dá para depois do treino aproveitar bem o restante do dia. 

Depois deste domingo tão gostoso, só me reta desejar a todos os amigos uma:
Excelente Semana e Bons Treinos!



Um comentário: