domingo, 16 de fevereiro de 2014

Correr ou Caminhar?

Todos sabem que a minha praia é a corrida. Mas mudar a rotina é sempre bom, inova e renova. No Brasil assim como no mundo, existem grupos de caminhantes, e na Europa o Caminho mais conhecido, é o Caminho de Santiago de Compostela. No Brasil temos o Caminho Real, Caminho do Sol, Rota Franciscana e muitos outros caminhos.

Neste sábado eu e o Jesus, desfrutamos da companhia de pessoas maravilhosas, um grupo composto de 83 pessoas, e com apenas 10% de caminhantes estreantes, (entre eles, nós 2), fizemos uma caminhada de 18km, sendo que uma média de 13km só de subidas, posso até dizer ladeirões extensos. 

A caminhada promovida pela Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, (aproveita e clique AQUI, para conhecer uma Associação de verdade) que está de parabéns pela organização, nos proporcionou um sábado diferente, nos dando a oportunidade de  momentos de reflexões, que toda pessoa deveria ter pelo menos 1 vez na semana. . 

Vou contar um pouco a respeito deste sábado divino:

A associação é voltada para dar assistência e apoiar as Peregrinações pelo Caminho de Santiago de Compostela. E esse apoio vem através de palestras, cursos e também promover caminhadas, com o propósito de dar ao futuro peregrino a base necessária para o seu caminho. 

Em seu site, a associação tem o agendamento de todos os passeios que serão feitos durante o o primeiro semestre de 2014. bem como todos os detalhes do passeio, com locais e horários a serem seguidos no dia, quais refeições estarão inclusas e transportes, enfim todos os detalhes. 

E neste sábado a caminhada seria de 18km, na Região de São Roque. As boas surpresas já começaram as 6 horas da manhã deste sábado, quando ao deixar o carro no estacionamento indicado pela Associação, a mesma havia feito convenio com o local e assim pagamos pela diária o valor de R$ 20,00, simples assim. 

Ao chegar no local onde 2 ônibus de turismo nos esperava, fomos recebidos pelo Presidente da Associação Sr.Manoel da Nóbrega, e os demais sócios, que ali estavam para caminhar e para ajudar na empreitada. Recebemos nossas credenciais, as quais informavam nosso nome, local da caminhada e muitíssimo importante, o tipo sanguíneo. E ainda assinamos um termo para seguro. 

Todos a caminho e  distribuídos nos ônibus, partimos pontualmente. No percurso até o a primeira parada para o café da manhã, nos foi passado todo o cronograma do dia, mapa para a caminhada com os respectivos quilômetros a seguir e passamos as apresentações de praxe.

Primeira parada um café da manhã em uma padaria muito jeitosinha, na Rodovia Raposo Tavares, e em seguida seguimos mais 5km para o local, onde seria o inicio da caminhada. E não muito diferente das nossas corridas, a pose para as fotos, alongamento e uma oração a fim de que nosso caminho fosse tranquilo e prazeroso. 

Partimos, o inicio todos juntos, e depois de mais ou menos uns 4km já se começam a espaçar os grupos. Ora você caminha com 2 ou três pessoas ou até grupos maiores, ora você caminha sozinho. Acompanhado é o momento de tirar suas duvidas, pois sempre tem um no grupo que já é veterano, sozinho é o momento das reflexões que mencionei acima, um ótimo momento para pensar e repensar em sua vida, e aproveitar para coloca-la em ordem, pelo menos tentar. 

Após 10km de caminhada, sempre acompanhados do carro de apoio e ambulância, a primeira parada para o lanche delicioso e caprichado, (distribuídos  no inicio juntamente com as garrafas de água), foi em uma fazenda, com uma Capela linda do ano 1600, erguida pelo Bandeirante Fernão Paes de Barros, e depois comprada pelo escritor Mario de Andrade, que cuidou da propriedade até a sua morte, passando para a posse da Prefeitura de São Roque.

Os próximos 8km foram bem difíceis, pois além das subidas, a chuva nos brindava com uma água geladinha porém muito refrescante.

Ao chegar no local para o almoço, "Aldeia Eu Vou", a associação havia reservado quartos para um banho e troca das roupas, para então almoçarmos, que alias um almoço dos Deuses, que além da fome enorme, estava muito gostoso.

E assim foi o nosso sábado maravilhoso, conhecemos uma Associação séria e empenhada em cumprir seu papel e ainda pessoas muito bacanas e gentis. 

Alguma fotos para sentirem como foi:

A primeira parada
para o café.






E aqui começam os 
preparativos!









Assim , começamos 
todos juntos!







E logo, cada um segue no
seu PASSO e TEMPO!







Um cuidado que a Associação
teve, foi o de marcar todo 
o caminho, apesar de estarmos
com mapas!







A parada para o lanche,
e ver a nossa história














 E chega a hora do almoço!

















1 miles2 km
© 2013 Nokia© 2014 Microsoft Corporatio


E assim foi nosso final de semana. Logo esses meus amigos que me acompanham no Feliz Correndo, terão novidades, a partir do dia 26 de Março, estarei aqui contando uma outra aventura, AGUARDEM!

E voltando às corridas, semana que vem, mais precisamente 23 de Fevereiro, teremos a "Meia Maratona Internacional de São Paulo 2014", e eu vou apenas dizer uma coisa: inscrita eu estou, porém se a temperatura voltar a ficar lá nas alturas, farei apenas 10k ou 5k, não me arriscarei. Agora aos corajosos, uma ótima prova. 

Ficarei muito contente com o seu comentário, me diga: Prefere correr ou caminhar? Ficou com vontade de caminhar? E a Meia Maratona de São Paulo: vai correr, com ou seu temperatura alta?

Uma ótima semana e bons treinos à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário