quinta-feira, 29 de maio de 2014

CORRIDA X FUTEBOL

E eis que chegou, OPA! chegou quem? A  tão esperada Copa do Mundo, na nossa casa. E impossível não se render ao clima verde amarelo que invade, ruas, cidades e o nosso Brasil. 

Mas também impossível deixar de lado a nossa outra paixão: AS CORRIDAS! Então o que fazer? a resposta é simples: aliar as duas paixões. O FELIZ CORRENDO, nesses meses de Junho e Julho, irá tentar fazer esta conexão. E para iniciar vamos falar de uma preocupação que interessa aos 2 tipos de atleta, o jogador de futebol e o corredor. Estamos falando da HIDRATAÇÃO! 



No último domingo, o programa "Esporte Espetacular" da Rede Globo, fez uma matéria excelente à respeito da hidratação dos atletas da Seleção Brasileira, mostrando que apenas beber agua/isotônicos não resolve, a quantidade é muito importante. Não estou falando daqueles famosos 2 litros de agua por dia. Foi realizado um estudo com cada atleta, para saber a quantidade de líquidos a ser ingerida.

A fórmula deve ser adotada também pelos corredores, confira se não é a mesma equação:

Durante uma partida de futebol ou de uma corrida, a temperatura corporal do atleta sobe 4 graus, elevando assim sua temperatura para 40 graus. A arma que o corpo humano tem para lidar om esse aumento, é a transpiração, para que não ocorra problemas de saúde. Pois quando um atleta desidrata o sangue passa a circular em volume menor, e o coração precisa trabalhar em ritmo acelerado, levando os músculos a perder força e resistência. Há também queda no desempenho cognitivo, pois o cérebro tem dificuldades para processar as imagens e demora para dar os comandos para  o corpo executar os movimentos, o que leva ao atleta ficar fraco. 

Portanto com a desidratação fazendo todo este estrago e ainda perdendo sódio e sais minerais através do suor, devemos sempre nos hidratar, e não medir a quantidade de liquido a ser ingerida pela sede que se tem, e sim pela quantidade de suor expelido pelo corpo. 

Uma fórmula simples, mas para depois do esforço físico, seja jogando bola ou correndo, é: Antes do exercício verifique seu peso, e após também. E para cada quilo perdido, deve-se ingerir um litro de agua. 

Nesta ilustração em seu blog,
a nutricionista Kátia Zschaber,
 mostra muito bem a importância
da água no corpo humano

E ainda além de hidratar e ajudar na performance do atleta, a agua ajuda no emagrecimento, mas este é assunto para um outro post. 

Aqui abro um parentêsis, para agradecer aos amigos que estão ligados na "Rádio Running", projeto do nosso amigo Michael Conegundes! 

E final de semana bombando em números de corridas. O Feliz Correndo estará na Corrida 'EU ATLETA", e ainda temos a Venus, Circuito das Estações (Inverno, Sesc Belenzinho e tantas outras pelo nosso Brasil afora. A todos uma excelente prova.

E se você quer ver aqui no FELIZ CORRENDO algum tema de seu interesse, ligando Seleção Brasileira e Corridas, nos diga, ajude a fazer o blog do seu jeito, afinal ele é para você! 



3 comentários:

  1. Também estou com saudades!
    Espero te encontrar em breve para darmos muitas risas!

    Até uma próxima corrida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Água é indispensável em nossas vidas ! Bom post.

    ResponderExcluir
  3. Água é tudo minha amiga.
    E que bela sacada unir copa e corrida. Amo os dois.
    E agora é olho na telinha e pimba na gorduchinha

    ResponderExcluir