quinta-feira, 29 de maio de 2014

CORRIDA X FUTEBOL

E eis que chegou, OPA! chegou quem? A  tão esperada Copa do Mundo, na nossa casa. E impossível não se render ao clima verde amarelo que invade, ruas, cidades e o nosso Brasil. 

Mas também impossível deixar de lado a nossa outra paixão: AS CORRIDAS! Então o que fazer? a resposta é simples: aliar as duas paixões. O FELIZ CORRENDO, nesses meses de Junho e Julho, irá tentar fazer esta conexão. E para iniciar vamos falar de uma preocupação que interessa aos 2 tipos de atleta, o jogador de futebol e o corredor. Estamos falando da HIDRATAÇÃO! 



No último domingo, o programa "Esporte Espetacular" da Rede Globo, fez uma matéria excelente à respeito da hidratação dos atletas da Seleção Brasileira, mostrando que apenas beber agua/isotônicos não resolve, a quantidade é muito importante. Não estou falando daqueles famosos 2 litros de agua por dia. Foi realizado um estudo com cada atleta, para saber a quantidade de líquidos a ser ingerida.

A fórmula deve ser adotada também pelos corredores, confira se não é a mesma equação:

Durante uma partida de futebol ou de uma corrida, a temperatura corporal do atleta sobe 4 graus, elevando assim sua temperatura para 40 graus. A arma que o corpo humano tem para lidar om esse aumento, é a transpiração, para que não ocorra problemas de saúde. Pois quando um atleta desidrata o sangue passa a circular em volume menor, e o coração precisa trabalhar em ritmo acelerado, levando os músculos a perder força e resistência. Há também queda no desempenho cognitivo, pois o cérebro tem dificuldades para processar as imagens e demora para dar os comandos para  o corpo executar os movimentos, o que leva ao atleta ficar fraco. 

Portanto com a desidratação fazendo todo este estrago e ainda perdendo sódio e sais minerais através do suor, devemos sempre nos hidratar, e não medir a quantidade de liquido a ser ingerida pela sede que se tem, e sim pela quantidade de suor expelido pelo corpo. 

Uma fórmula simples, mas para depois do esforço físico, seja jogando bola ou correndo, é: Antes do exercício verifique seu peso, e após também. E para cada quilo perdido, deve-se ingerir um litro de agua. 

Nesta ilustração em seu blog,
a nutricionista Kátia Zschaber,
 mostra muito bem a importância
da água no corpo humano

E ainda além de hidratar e ajudar na performance do atleta, a agua ajuda no emagrecimento, mas este é assunto para um outro post. 

Aqui abro um parentêsis, para agradecer aos amigos que estão ligados na "Rádio Running", projeto do nosso amigo Michael Conegundes! 

E final de semana bombando em números de corridas. O Feliz Correndo estará na Corrida 'EU ATLETA", e ainda temos a Venus, Circuito das Estações (Inverno, Sesc Belenzinho e tantas outras pelo nosso Brasil afora. A todos uma excelente prova.

E se você quer ver aqui no FELIZ CORRENDO algum tema de seu interesse, ligando Seleção Brasileira e Corridas, nos diga, ajude a fazer o blog do seu jeito, afinal ele é para você! 



sexta-feira, 23 de maio de 2014

E A Homenagem Hoje Vai Para:

Hoje o FELIZ CORRENDO, inicia uma nova mensagem aos corredores, justamente porque o BLOG traduz isto, quem é FELIZ CORRENDO.
                                                                 Atletas profissionais, que vivem das corridas, ganham a vida correndo, já tem espaço na mídia, contando suas histórias, vivência e como atingiram  a glória; mas nas corridas de RUA,  MONTANHA, PRAIA, agregando cinco, dez, vinte mil pessoas a chamada “elite’ é de uma ou duas dezenas de atletas, daí perguntamos e quem faz a festa efetivamente, como é que fica?
                                                                Assim resolvemos HOMENAGEAR aqueles que realmente fazem o sucesso das corridas.
                                                                
O personagem para inaugurar esta mensagem é o WAGNER SANTOS. Os amigos o conhecem, e para quem não o conhece vamos apresentá-los juntamente com um pouco (da sua grande) história.
                        
Era o mesmo operário n’uma fábrica de ferragens e fechaduras, e tinha como esporte o futebol (afinal é brasileiro), jogava (e dizem que muito bem) no FUTEBOYS, a foto abaixo fala por si só.

FUTEBOYS - 1979

Em 1979, ganhou uma bicicleta (não existia o termo BIKE)  da geração CALOI 10 (TOP DE LINHA), daí ficou encantado e nunca mais parou de utilizar magrela..
                                                                  Lá pelos ...idos... de 1.990, conheceu o Sr. Moraes que já corria pelo JUVENTUS (da Moóca), que com idade de 70 anos fazia meia maratona em 1 hora e 45  minutos.        

Este, o incentivador e inspirador de WAGNER que começou então seus treinos, sem maiores pretensões e sempre inspirado no Sr. Moraes, de quem até hoje fala com grande lembrança e carinho.
Grande Sr. Moraes e
D. Norma, outra grande incentivadora.
                                                                 O tempo passou, e seu filho participando de várias modalidades esportivas precisava do Pai (sempre presente) para levá-lo aos treinos nas cidades do ABC, e enquanto aguardava o filho (às vezes, uma duas horas) aproveitava para seus “treininhos” de 10/15 quilômetros.
                                   
Grande Wagner, seguindo a risca o ditado que diz:
Não basta ser Pai, tem que participar!
                                           
A coisa foi sempre muito normal, e sem muitas pretensões, até que a paixão lhe afetou (o bichinho da corrida o picou) daí começou a mesclar  5 k., buscando tempos cada vez mais rápidos, 10 k. na procura do pace perfeito, até os treinos “longões” nunca menos de 21 quilômetros, sem muita pretensão de tempo, mas de consistência, chegando ao ritmo de 5:30, de pace nestas circunstâncias, e daí depois de mais  50-60 corridas intermediarias,  já participou de várias MEIAS e de três (03) MARATONAS DE SÃO PAULO levando em média  4 horas e 30 minutos para completar as mesmas, logo n’um pace de 6 minutos e alguns segundos, o que é uma marca muito gratificante.
                                                         Atualmente, e embora com atividades profissionais e com 51 anos de idade,  diversifica suas atividades esportivas e além da academia (que recomenda a todos para fortalecimento muscular e fôlego) pratica longas distâncias de bicicleta, faz corridas de montanha, e mais ainda e principalmente gosta muito de ajudar amigos que estão iniciando ou mesmo em dificuldades em corridas
 - aqui um parêntesis- conhecemos o Wagner no primeiro longão que o JESUS estava fazendo na Avenida Paes de Barros, com muito dificuldade e “apareceu o anjo Wagner” dando a maior força e acompanhando  Jesus em seus 12/13 quilômetros finais, o que foi de grande valia ,já que não teria terminado não fosse a boa vontade do veloz corredor em reduzir seu pace e ajudar o iniciante-
                                                                Aliás, na última prova da Tribuna em Santos, não foi diferente WAGNER participou com o intuito de ajudar três amigos que se iniciam nessa jornada.

                    
E como não poderia deixar de ser a esposa do WAGNER – a Carmen- antes só nadadora e ciclista já se inicia nas corridas de média distância (10 k. em especial), sempre incentivada pelo marido - ora homenageado-


                                                                  Esta uma breve síntese da figura de hoje, e fazemos aqui a finalização desta homenagem dizendo algo da personalidade desta figura, pessoa persistente, com regras rígidas na alimentação e treinos, persistente e sempre contente, tem como marca registrada seu pouco peso (seus amigos não se conformam com a ‘magreza” do mesmo), mas como ele mesmo diz ele é FELIZ do jeito que é, e ainda mais ele diz que é
FELIZ CORRENDO.
































E o Wagner além de tudo é corintiano, quer mais ou tá bom?

E você tem uma história legal? Manda pra gente no email felizcorrendo@gmail.com com o assunto "minha história" e terei o maior prazer de conta-la aqui no Blog.

Aos amigos que neste final de semana aventuram-se nas corridas Energizer e Half Marathon Mizuno uma excelente prova!


terça-feira, 20 de maio de 2014

Novidades no Ar!

O mundo das corridas esta sempre com novidades. Sempre tem um blog novo, um site novo, enfim, sempre tem um novo canal para nós amantes da corrida. Em várias corridas, tenho visto vários corredores com uma camiseta da "Radio Chegada"

E quando entrei no site, minha surpresa foi imensa: uma rádio muito bem feita, falando de coisas que adoro e tenho certeza você também: CORRIDA; ROCK AND ROLL E AYRTON SENNA. 

A galera da "Radio Chegada" foi muito feliz com essa ideia, a rádio traz entrevistas com figuras conhecidas das corridas e toca o melhor do Rock. Já no facebook muitas informações de treinos e corridas, e ainda entrevistas como a do dia 13 de maio passado com o Dr Leandro Salomão, Fisioterapeuta do Esporte e Campeão Mundial no Panamericano Master de Judô, falando das lesões, uma velha conhecida nossa. Até autorizo você a parar de ler meu post e entrar lá no face da moçada, vale muito a pena: facebook.com/radiochegada

Agora o "tititi", que esta movimentando a "Rádio Chegada" e a Cidade, é a entrevista que uma certa figura, dará nesta terça-feira, dia 20, as 20 horas na rádio. Você que corre, nunca viu nem ouviu falar da pessoa, um tal de "O Corretor Corredor". Me diz se não vai ser uma festa só. 

Vamos participar galera, e não só hoje, mas sempre, o pessoal está de braços abertos para receber todos os corredores, ou até aqueles que estão só ensaiando. Sem contar que de quebra, irás curtir um Rock da melhor qualidade. 









domingo, 4 de maio de 2014

EU VOLTEI...




Já ouviu aquela música que diz assim: ESTOU DE VOLTA PRO MEU ACONCHEGO, TRAZENDO NA MALA BASTANTE SAUDADES..." pois é assim que me sinto, depois de 40 dias fora, e com uma saudade imensa do amigos queridos e das corridas maravilhosas (ou as vezes não) que sempre fazemos juntos.

E para iniciar com o pé direito,ou melhor, com os dois pés, a corrida escolhida para a volta foi a sensacional "Energizer Night Race 2014" promovida pela "Sua Corrida" (a nossa tão conhecida e querida Iguana Sports).

Com percursos de 5k e 10k, dentro da USP, a festa é garantida por DJs com muita música,  e a festa fica completa com a alegria dos atletas. Vamos iluminar as ruas de São Paulo, já que no Kit você ganhará um Headlamp.

A balada, quer dizer, a festa, quer dizer a corrida, ou melhor a balada/festa/corrida, porque ela é tudo junto e misturado, ocorrerá no dia 24 de maio (sábado) com largada as 20hs. 

Tá esperando o que para fazer a inscrição? Entre no site clicando AQUI, faça a sua inscrição, e vamos juntos nessa corrida cheia de energia, no sentido literal.

E À TODOS UMA ÓTIMA SEMANA E BONS TREINOS!