terça-feira, 27 de janeiro de 2015

DEPRESSÃO X CORRIDA!

(fonte:atelierdomovimento)
Muitas pessoas entendem que a depressão seja apenas uma "simples tristeza". Ledo engano, ela é uma doença séria, que necessita de tratamentos, como outra doença qualquer. O sentir de uma "tristeza profunda" que não passa, é sinal mais que suficiente para procurar um profissional de saúde mental, que tratará o indivíduo com remédios e terapias adequadas. 

Aliadas ao tratamento, atitudes positivas, melhoram o quadro da doença. E uma delas é a pratica de exercícios físicos, pois esses liberam endorfinas e aumentam os níveis de serotonina e dopamina, potencializando o efeito antidepressivo do tratamento (explicação dada pela Drª Thais Rodrigues, neurologista, especialista do site Minha Vida)


Nosso organismo só funciona adequadamente, quando em equilíbrio dos fatores: fisícos, psíquicos e sociais, e quando um desses fatores é prejudicado, os demais sofrem as consequências. Sendo assim, a pessoa com depressão que consegue ânimo para praticar exercício físico, irá conseguir melhorar as questões psíquicas,s tais como a depressão. 

Tenha certeza que após a corrida, seu corpo cansado, porém relaxado e tranquilo, e assim com o humor cada vez mais estável, afastando do corredor o desânimo e apatia, características da depressão. 

Importante ressaltar que a corrida não substitui tratamentos psicoterápicos, psiquiátricos  ou ambos, a corrida irá potencializar os resultados obtidos nos trtamentos médicos. E aos atletas de final de semana, correr esporadicamente, não ajuda, só piora, trazendo lesões: "fica a dica". 

Ei?! Aonde voccê vai? Leia outros post no blog... Ah! Vai correr! Boa amigo, mais cuide-se, muita hidratação e horário certo para a corrida. Mas esse é assunto para outro post. 



(fonte: giostreditora)
BONS TREINOS E ÓTIMAS CORRIDAS! 

3 comentários:

  1. Muito apropriado este post. A depressão é a doença do século 21 mas pouca gente consegue identificar e conviver com o depressivo. Normalmente, as pessoas à volta do depressivo, classificam a falta de energia do depressivo como preguiça. É uma luta constante pois, além de lidar com a depressão, a pessoa ainda tem que conviver ou driblar a cobrança. Mas como em todo tratamento, o importante é não perder a fé e seguir em busca de dias melhores.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, a depressão é uma doença que atinge muitas pessoas em todo o mundo, a triste realidade sobre isso é que a grande maioria das pessoas não dão atenção para este tipo de problema e é ai que está o verdadeiro problema, pois quanto mais as pessoas próximas não ligam, mais o paciente fica depressivo e consequentemente piorando mais ainda o problema. eu tenho um blog onde ajudo pessoas que se encontram nesta situação: http://dicasparasaudeebemestar.com.br/como-sair-da-depressao/ nele abordo as melhores dicas em relação a como sair da depressão sem o uso de remédio e de forma natural, lembrando que é indispensável passar no psicólogo, pois é um profissional que está altamente qualificado para ajudar pessoas que se encontram nesta situação.

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, a depressão é uma doença que atinge muitas pessoas em todo o mundo, a triste realidade sobre isso é que a grande maioria das pessoas não dão atenção para este tipo de problema e é ai que está o verdadeiro problema, pois quanto mais as pessoas próximas não ligam, mais o paciente fica depressivo e consequentemente piorando mais ainda o problema. eu tenho um blog onde ajudo pessoas que se encontram nesta situação: http://dicasparasaudeebemestar.com.br/como-sair-da-depressao/ nele abordo as melhores dicas em relação a como sair da depressão sem o uso de remédio e de forma natural, lembrando que é indispensável passar no psicólogo, pois é um profissional que está altamente qualificado para ajudar pessoas que se encontram nesta situação.

    ResponderExcluir