quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ALIMENTAÇÃO + HIDRATAÇÃO = CORRIDA

Olá pessoas lindas deste mundo de corridas. E não é que neste final de semana fizemos mais uma meia maratona? Foi a 12 Meia Maratona - A Tribuna- Praia Grande.

Mas neste post não vou ficar falando de como foi a prova, porque isto todo mundo já sabe, sobrou organização da "Tribuna", sobrou calor, sobrou sol, faltou sombra, sobrou animação dos Stafs, sobrou água geladinha, eu acho que faltou banheiro químico no percurso, eu pelo menos não vi nenhum.

Mas vamos falar do que, se não da Meia Maratona? Vamos falar de como preparar-se para uma prova, seja de 5K, 10k, 15, 21k ou 42K. Vamos falar de alimentação e hidratação. Fatores importantíssimos para o bom desemprenho dos atletas. 

Primeiro vou falar "tim por tim" como me preparei, e desta vez mesmo com uma temperatura de acima dos 35° não passei mal.

Já venho com uma alimentação balanceada, estou fazendo reeducação alimentar com uma das melhores nutricionistas que já conheci. E vocês também à conhecem, é a Walkiria Milaine Martins , a garota é da Corre Brasil, recomendo.

Mas sempre visando a melhor performance me foi ensinado por esta maravilhosa nutri, que nas últimas 6 refeições devemos fazer o que se chama de "Reserva glicogênica". Que seria assim:

HIDRATAÇÃO:
Como passei mal na Meia do Rio,e esse tal de Gatorade não me hidrata, apenas me dá uma bela dor no estomago, fiz uma hidratação especial no sábado (véspera da prova), soro caseiro, simples assim, 1 litro de soro caseiro, geladinho durante o sábado inteiro. Porém não deixei de lado os 3 litros de água que tomo todos os dias. No sábado à noite, coloquei uma garrafinha pequena de 300ml, contendo água de coco no congelador, e tirei só na hora de ir para a prova. Hiper mega aprovado, me hidratava com golinhos de água de coco geladinho durante a prova, e nos postos de Hidratação bebia apenas uns 3/4 goles e o restante molhava o corpo. 

ALIMENTAÇÃO:
Além de fazer a reserva glicogênica nas últimas 6 refeições, a alimentação antes da prova é importantíssima, pois com a largada da prova às 7:30hs, e tendo que sair de casa as 5hs da manhã, você tem que programar tudo direitinho. Então as 4:45hs um café da manhã bem gostoso com pão francês integral com margarina light e um copo de café com leite e também um pedaço médio de bolo de banana com farinha integral. E 30 minutos antes da largada, levei de casa 1 tapioca recheada com pasta de amendoim e para acompanhar um chá verde! Perfeito, e assim sem problemas alimentares durante a prova. Sempre lembrando que já não tomo o carbo-gel durante a prova, pois uma vez feito o estoque glicogênico, se você ingere também carboidrato durante a prova, seu organismo irá usar o que você esta ingerindo e não o estocado, e resultado? ENGORDAAAAAAA! 

E como fazer a Reserva glicogênica: Consumir de 6 a 10 gramas de carboidratos por quilo de seu peso. 
Exemplo: Mulher de 60 quilos x 10g = 600gramas de carboidrato.

Alimentos que você pode consumir (entre outros):
- Em 100 gr. de batatas temos - 24g de carboidratos;
- 100 gramas de aveia temos - 68 g de carboidratos;
- Em 100gramas de goiabada temos - 68gr de carboidratos.
E assim é só marcar os carbos do alimento, mas sempre procurando ingerir alimentos saudáveis, ou seja, não vá comer uma feijoada na vespera da corrida.

Sempre lembrando que a consulta à especialistas é sempre o melhor caminho, para se ter uma performance de boa à ótima em uma corrida. E também lembrar que para cada individuo tem-se uma fórmula, da mesma forma que para cada corrida tem-se um tipo de alimentação e hidratação. 

E agora vamos assistir ao curta-metragem que com certeza merecerá um Oscar:
video
  

Deixando um pouco de lado a Meia da Praia Grande, quero aqui abrir um parêntesis para o meu amigo Bira, que teve a brilhante ideia de realizar o "Treinão do Brasil" apelidado carinhosamente de "Treinão da Paz". Foi um sucesso Bira, o Brasil todo correu pela paz neste dia 20 de Setembro de 2015, e ficará marcado para sempre. Que venham mais idéias, treinos o que for, desde que seja pela Paz. 

E vamos seguindo, a vida, caminhando, correndo não importa o importante é que:
"É PRECISO SABER VIVER"


Um comentário: