quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Hidratação Certa = Correr Bem



Você sabia que toda reação química que acontece no seu corpo precisa de um líquido precioso? Pois é, estando você em repouso ou não não, toda reação química no seu corpo, depende de: ÁGUA...

Por vezes, corredores durante uma prova tem seus batimentos cardíacos acelerados, sentem tonturas e chegam a desmaiar. Tudo isso ocorre, porque esse corredor ignorou uma das principais preparações, para uma prova: A HIDRATAÇÃO!



Portanto, é essencial a preparação hídrica nos dias que antecedem uma prova. O ideal é que o consumo seja de 35ml de água por quilo de peso, ao dia, exemplo: Um individuo que pese 75 quilos x 35ml = 2.625, portanto esse individuo deve ingerir 2.625 ml de água diariamente, ou seja 2,5 litros de água.

Na véspera da prova, o atleta deve ingerir pelo menos 500ml de água antes de dormir, e logo ao acordar no dia da prova, ingerir mais 500ml, e mais 500ml uma hora da competição.


Alimentos que hidratam, como frutas, chás e afins podem auxiliar na hidratação, porém jamais substituem a água. Temos frutas como a melancia, abacaxi ou o melão, que podem ser ingeridos para auxiliar, mas tome cuidado, o excesso pode causar algum desconforto intestinal. Portanto só consuma alimentos que você esta acostumado e sabe que não lhe trará prejuízo.


Durante a Prova: A sede durante a prova, é sinal de que o corpo esta desidratado. Nas provas acima de 30 minutos( 10 km acima) a ingestão de água deve ser prioritária. As provas que demandam acima de 1 hora, ocorre um desgaste maior do corpo, com a perda de sais minerais, o que passa a ser necessário a ingesta também de isotônico. Mas sempre consulte um nutricionista, pois o isotônico pode trazer prejuízo renal. Eu particularmente, em corridas longas, percebi que ao ingerir o isotônico, sentia fortes dores de estomago. E tenho uma dica valiosa, dada pela minha nutricionista: Na noite que antecede a prova, coloque uma garrafinha de 200ml com água de coco, no congelador, e no dia seguinte leve para a prova, tenha certeza que durante bom período da prova, você terá um isotônico natural e bem geladinho. 

O pós-prova, também é importantíssimo. Pois para cada 500ml de peso perdido, deve-se ingerir 500ml de água. Essa é a conta para reposição.

E de quebra que tal um lembrete: 





        Nenhum comentário:

        Postar um comentário